NAE promove roda de conversa sobre o suicídio

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 26/09/2017 - 15:17
Em referência ao mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoveu nesta terça-feira, 26 de setembro, uma roda de conversa sobre o assunto. O evento, com o tema O amargo e o silencioso no casulo da juventude: tristeza, tédio, depressão e suicídio na sociedade contemporânea, foi realizado às 14h na Sala de Recitais, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
 
O encontro faz parte da Jornada de Orientação Pedagógica e Biopsicossocial organizado pelo NAE, cujo objetivo é problematizar temas que possam ser motivadores de um estado psicopatológico, como o suicídio. Nesses encontros, debatido com o foco nos estudantes, os jovens podem ouvir e conhecer melhor sobre determinado assunto e, caso precisem, são encaminhados para os serviços psicológicos oferecidos pela Universidade.
 
Entre os palestrantes, estavam a psicanalista Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves, do Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (SAPP/Uepa); o professor Mauri Nazareno Lima Gaspar, que pesquisa sobre Desenvolvimento Humano, Psicologia Social e Psicologia Empresarial na Uepa; e a psicoterapeuta Samara de Oliveira Lima, da Universidade do Amazônia (Unama), com especialização em Psicologia Clínica.
 
Para a discente de Pedagogia Tainara Lisboa, esse contato com os estudantes é importante, porque às vezes um aluno pode ter o comportamento excelente dentro da sala de aula, mas ninguém sabe o que ele vive fora desse ambiente. “Na universidade nós estamos muito sobrecarregados, seja pelas pesquisas, pela família ou trabalho. Com isso, alguns estudantes acabam tendo pensamentos pré suicidas. Então, serviços como o SAPP, palestras e rodas de conversa servem para dar suporte aos alunos que passam por isso”, afirma. 
 
A campanha nacional do Setembro Amarelo surgiu em 2015 com o propósito de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. A ideia, difundida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), utiliza como base o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, para reforçar a divulgações de informações sobre a temática.
 
Para mais informações sobre o assunto, acesse a série de matérias especiais do Setembro Amarelo produzida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Uepa.
 
 
Texto e foto: Marcus Passos