Neab debaterá desigualdade racial neste final de semana

Enviado por Wesley Lima em Qui, 24/10/2019 - 13:29
Uma pesquisa feita pelo Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no início deste ano, revelou que 75,5% das vítimas de homicídio no Brasil, em 2017, eram pessoas negras. E que para cada pessoa não-negra morta havia 2,7 negros. 
 
Em face da questão da desigualdade racial, o grupo a Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos (SDDH), o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) e o Movimento de Educação Popular Jurunas da Universidade do Estado do Pará (Uepa) decidiram juntar-se e convidar a sociedade civil para debater o tema no II Seminário de Combate ao Extermínio da Juventude Negra que abordará a “Cultura Periférica, narrativas e (r)existências”.
 
O evento está programado para ocorrer ao longo do dia 26 de outubro, de 8h às 18h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Placidia Cardoso, na rua dos Tamoios. No evento haverá mesas e espaços culturais que devem problematizar e debater a participação da população negra na sociedade. 
 
Para os organizadores, urge pensar numa estratégia que previnam a cruel realidade que está sendo vivida pelos negros da periferia. “Torna-se necessário e urgente provocar debates que saiam do campo dos discursos e proponham soluções a partir da realidade das periferias e sobre elas construam-se soluções e perspectivas que partam da educação e que considerem a arte, a poesia, a música e o cinema como importantes instrumentos de justiça social e direitos humanos”, descreve o grupo em sua justificativa.
 
 
Serviço:
 
II Seminário de Combate ao Extermínio da Juventude Negra que terá como tema “Cultura Periférica, narrativas e (r)existências”
 
Data: 26/10/2019
Hora: 08h às 18h.
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Placidia Cardoso
Endereço: Rua dos Tamoios, 602
Programação: Gratuita.
 
Programação
 
Abertura do evento
Horário: 8:00h
A abertura do evento será feita por representantes da Uepa; SDDH; Neab; Cedenpa; e Mocambo.
 
Apresentação do Documentário Relatos do Front
Horário: 9:00h
Debate: Prof. Dr. Aiala Colares Couto (NEAB-UEPA)
 
 
Mesa 01: A arte e a cultura periférica como limites possibilidades do direito à cidade
Horário: 10:00h às 12:00h
Participantes: Cine Clube TF; Coletivo Ilustra Pretice; Joyce Cursino (NEAB-UEPA); Domingos Conceição (MOCAMBO); e Emerson Caldas (NEAB-UEPA)
 
Mesa 02: Tessituras poéticas de enfrentamento à violência
Horário: 14:30h às 16:00h 
Participantes: Juliana Matemba (ZIMBA GROOV); Gilvan Alves (SDDH); Socorro Clemente (CEDENPA); e Thamyres Costa (NEAB-UEPA).
 
 
Círculo de culturas: vivências resistências e enfrentamentos na periferia
Horário: 16:30h
Participantes: Vozes da Juventude e Shirley Amador (NEAB-UEPA)
 
 
 
Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE
Foto: Aiala Colares/ Coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)