Considerando os fatos noticiados na imprensa local, que veicularam a alteração da situação do candidato Willian Lima Mendes, no resultado do Processo Seletivo 2015, a Universidade do Estado do Pará tem a esclarecer:
Durante o processo de inscrição, a homologação de seis inscrições ocorreu de forma não automatizada no sistema, em razão do acatamento de pedidos administrativos e judicial.
No ato do cadastramento desses candidatos, os dados numéricos de identificação foram inseridos de forma incompleta, causando um ordenamento incorreto de suas classificações no resultado final.
Tão logo constatado o erro técnico, a Uepa procedeu a reclassificação desses candidatos em seus respectivos cursos, tornando público um comunicado do ocorrido em seu sítio oficial.
Em consequência, houve a inclusão de dois candidatos na lista de classificados, um em Pedagogia/Moju e outro em Ciências Naturais-Química/Salvaterra, gerando automaticamente a retirada dos dois últimos candidatos indevidamente classificados nesses cursos, dentre estes o Sr. Willian Lima Mendes.
Por fim, a Uepa reitera que, não obstante o fato ocorrido, todos os procedimentos adotados foram tomados em respeito aos princípios da meritocracia e da legalidade, zelando ao final pela transparência e justiça de suas decisões.