A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lamenta profundamente, ao lado dos familiares e amigos, o falecimento da egressa e docente aposentada do Curso de Educação Física, Joana D’Arc Guimarães, de 85 anos de idade. Ela foi vítima do novo coronavírus (Covid-19) na última terça-feira, 28 de abril, na capital do Estado, Belém.
Nesta quarta-feira, 29 de abril, às 15h, ocorrerá o cortejo fúnebre, com saída do Hospital da Unimed/Doca, a caminho do Cemitério Santa Izabel onde será realizado um apitaço em homenagem à docente aposentada. O sepultamento será restrito à família.
Esta é mais uma grande perda para o cenário da educação no Estado do Pará. Joana D’Arc Guimarães foi professora catedrática do Colégio Paes de Carvalho por 12 anos e fez parte da turma pioneira do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, da Escola Superior de Educação Física (ESEFPa) pertencente à Fundação Educacional do Estado do Pará (FEP).
Trilhou uma jornada de 24 anos dentro da Universidade como docente do Departamento de Ginástica e Arte Corporal, participando da formação de alguns dos atuais professores da instituição. Joana era mãe da professora Ana Cristina Guimarães, que é lotada no Departamento de Ginástica Corporal e Recreação da Uepa e atual coordenadora da brinquedoteca do Campus III, que leva o nome da ex-docente aposentada.
A Uepa agradece todo trabalho e dedicação de Joana D’Arc Guimarães à missão de desenvolver a educação de nível superior no Estado do Pará.