Novos alunos do Mestrado em Educação participam de acolhida na Uepa

Enviado por Dayane Baía em Seg, 20/02/2017 - 19:54

Os novos discentes aprovados no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram recebidos em uma programação de acolhimento na segunda-feira, 20 de fevereiro, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Durante todo o dia, eles tiveram acesso a informações relativas ao curso e às condutas que farão parte do dia a dia deles nos próximos 24 meses, período máximo regulamentar de integralização dos créditos.

No último edital de seleção, foram inscritos 1.591 candidatos para concorrer a 30 vagas ofertadas, uma demanda que cresce a cada ano. “Para nós é um reconhecimento do trabalho da Uepa. Procuramos fazer um processo criterioso, sem identificação das provas e só conhecemos os candidatos na etapa da entrevista. São fatores que tem dado credibilidade para a população”, afirmou a coordenadora do PPGed, professora doutora Ivanilde Apoluceno de Oliveira.

A educadora Vânia Maria Batista Ferreira está entres os selecionados. “É um sonho que eu achava que não ia se concretizar tão cedo por conta da demanda. Mas ao superar cada etapa, você vai criando expectativas e no final é maravilhoso, aconselho as pessoas a não desistir. Agora é viver o programa e dar bons rendimentos para si, na sua própria atuação profissional, e para a instituição a partir desse vínculo acadêmico”, comemorou.

A abertura do evento ocorreu com uma performance teatral de pesquisadores adaptada da obra “Hospício é Deus”, da escritora mineira Maura Lopes Cançado, que relaciona a produção literária com a loucura. O tema foi escolhido como alusão ao ritmo intenso de produção que os novos mestrandos vivenciarão. Escrever será uma das atividades recorrentes já que precisarão publicar artigos científicos em livros e periódicos, participar de eventos acadêmicos e grupos de pesquisa, além de redigir a dissertação, nome dado à pesquisa apresentada na conclusão do curso.

A elaboração da dissertação é um dos momentos decisivos do curso. Para que os alunos se familiarizem e desenvolvam as pesquisas com qualidade, eles participaram da mesa redonda Construção Metodológica de Dissertação. A composição da mesa foi formada por ex-alunos do mestrado que tiveram suas pesquisas transformadas em livros. Entre eles estava o doutorando Benedito Gonçalvez Costa, que foi aluno em 2014. “Um fator que determina a boa produção é a interação entre orientador e orientando, no sentido da afinação do processo teórico-metodológico e também da convivência que se estabelece”, mencionou.

Todo o envolvimento dos alunos e professores durante o curso é considerado na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), instituição que baliza o funcionamento do programa. Tais orientações foram apresentadas dentro do contexto em que os alunos passam a se inserir a partir de agora. Os coordenadores também expuseram a estrutura do PPGed, os projetos institucionais e eixos de discussão temática de cada linha de pesquisa (Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Saberes Culturais e Educação na Amazônia).

A programação encerrou com a mesa Diálogo com Representantes de Turma, em que alunos de anos anteriores dividiram a experiência na pós-graduação. Mário Allan da Silva Lopes, discente da turma de 2016, exemplificou a importância dos eventos. “A partir do mestrado tive outro olhar: não é apenas para escutar as pessoas falarem, mas principalmente aprender outras abordagens de pesquisa e autores que podem contribuir para a nossa própria dissertação. Além do conhecimento adquirido, temos a oportunidade de conhecer lugares, pessoas e fazer intercâmbio com outras instituições. Se o aluno estiver ligado e correr atrás, ele tem todas essas possibilidades”, alertou.

Atualmente estão matriculados 90 alunos no curso de mestrado do PPGed. O programa ainda ofereceu 25 vagas em três disciplinas para discentes oriundos de outros programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que quisessem antecipar as matérias. O resultado da seleção foi publicado no dia 7 de fevereiro.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Nailana Thielly