Novos alunos são recepcionados na aula magna

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 17/02/2014 - 00:00
Os calouros da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram recepcionados nesta segunda-feira (17) na aula magna, que inaugurou o ano letivo de 2014 na instituição.  Representantes dos alunos, dos professores e da gestão superior, além do governador e chanceler da Universidade, Simão Jatene, estiveram presentes na cerimônia. Os primeiros colocados no Processo Seletivo (Prosel) e no Programa de Ingresso Seriado (Prise) 2014 receberam a Medalha "Governador Fernando Guilhon" e Portaria de Elogio pelo bom desempenho na seleção.

A estudante Maria Fernanda Santana participou e foi aprovada em cinco processos seletivos distintos para ingresso no ensino superior no Pará e em outros estrados e optou por cursar Engenharia de Produção na Uepa.  "A Universidade me oferece uma boa graduação.  Minha expectativa está voltada à qualificação para o mercado de trabalho e aos programas de pós-graduação  e incentivos ao intercâmbio acadêmico que encontro na Uepa", ressalta.

A Uepa apresentou aos calouros sua estrutura. São mais de 16 mil estudantes, sendo 40% deles distribuídos nos campi de Belém e mais 60% nos campi da interiorização, que chegam a 15 municípios paraenses. A Uepa conta, ainda, com 25 cursos de graduação, 28 de pós-graduação lato sensu e 8 stricto sensu. Para o professor Juarez Quaresma, reitor, o crescimento da instituição depende de uma construção coletiva, que envolva estudantes, alunos, professores, servidores e a gestão superior. "A Universidade é co-responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico e cultural do Pará, e deve responder aos desafios, tentando preencher as lacunas que existem nas áreas do conhecimento. Lembro que essa construção é coletiva e que todos temos que participar”, afirmou.

O governador Simão Jatene, proferiu a aula magna pontuando o esforço feito pelos alunos para a aprovação na Uepa, destacou a importância do papel da juventude e do espaço da Universidade como um lugar privilegiado para a construção do debate. “Eu convido a todos os alunos a responderem qual o maior desafio do Pará. Nós temos dois principais inimigos para o nosso desenvolvimento: a pobreza e a desigualdade. Cada um de nós deve contribuir para a superação de todos os nossos desafios e a Universidade é propícia para isso, para promover a universalização do que é específico e especificar o conhecimento universal”, enfatizou.

A recepção dos novos alunos segue, agora, com a programação da Semana do Calouro organizada pelos Centros Acadêmicos de cada curso, que conta com palestras, mesas redondas, rodas de conversa, oficinas, mini-cursos e programações culturais.

Foto: Macio Ferreira