Novos mestrados do CCSE iniciam atividades acadêmicas

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 19/08/2019 - 17:07

Os novos programas de pós-graduação graduação do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em nível de mestrado iniciaram suas atividades acadêmicas hoje, 19. A Direção do Centro aproveitou a ocasião para entregar novas salas do Bloco 6, construídas para abrigar os novos programas.

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Geografia (PPGG) deu largada ao semestre letivo na manhã de hoje, com a disciplina “Urbanização, redes urbana e cidades na Amazônia”, ministrada pelo coordenador do curso, Willame Ribeiro. Estiveram presentes também o vice coordenador do curso, Benedito Valente, e o diretor do CCSE, Anderson Maia, que fez uma fala de boas vindas aos alunos.

Ribeiro comemorou a vitória do programa. “O planejamento começou há cerca de dois anos atrás e tivemos bastante trabalho para materializar o mestrado. Agradecemos o apoio de todos que participaram com a gente e também à gestão do CCSE, pois sem o apoio incondicional da Direção, não teríamos conseguido.”, avaliou.

O vice-coordenador do PPGG, professor Benedito Valente, também participou da aula e revelou a meta de médio prazo do Programa. “A Geografia tem dez anos na Uepa e já temos um mestrado. Acreditamos que em seis anos estaremos comemorando o início do doutorado em Geografia da Uepa”, afirmou. A primeira atividade do Curso de Mestrado Acadêmico em Geografia se integrou à realização do II Simpósio Nacional de Geografia da Amazônia: Espaço(s) e Território(s) na Amazônia, de 7 a 9 de agosto, no Campus I.

A aula inaugural do Mestrado em Geografia foi a conferência de encerramento do II Singam, proferida pelo Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Presidente Prudente.

Já o curso de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas (Ppgell) iniciou suas atividades durante a tarde, inaugurando sua nova sala. É o primeiro curso strictu senso em Letras e atende uma demanda antiga do curso de Letras, um dos primeiros da Uepa. “Representa muito tanto para a Uepa quanto para a região amazônica, no sentido da formação continuada, para os professores e pesquisadores, pois nosso campo é amplo e não se restringe ao ensino, inclui linguística, literatura e a cultura da região”, avaliou Marco Antonio Camelo, vice-coordenador do Ppgell.

Na última quarta-feira, 14, o mestrado em Letras realizou sua aula inaugural, na Sala de Recitais do CCSE, onde apresentou para os novos alunos as disciplinas e proposta do Programa. Os 16 alunos aprovados, os professores, a coordenadora do curso, Eliza Pinheiro, o diretor do CCSE e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uepa, Renato Teixeira, participaram do evento. “Falamos da trajetória do projeto e do curso de Letras, fizemos uma reflexão sobre a Capes e os princípios que norteiam os novos programas de mestrado, em relação à avaliação da evolução do programa e todos os alunos aproveitaram para se apresentar e compartilhar vivências. Foi uma abertura aconchegante e sem formalidades, como um encontro de amigos que se reuniram para entregar algo tão maravilhoso que é esse mestrado”, resumiu o vice-coordenador.

O diretor do Centro fez questão de participar das programações dos novos mestrados para reforçar o acolhimento aos novos alunos e a parceria com a gestão. “Esse resultado que vemos agora foi fruto de muito trabalho, suor e sonhos de nossos docentes.A formação continuada é uma das bandeiras da nossa gestão, por isso, nos colocamos sempre à disposição não apenas deles, mas de outros professores com projetos de expansão do ensino e da pesquisa no Centro”, garantiu Maia. O Bloco 6 será todo dedicado aos programas de pós-graduação do CCSE, que já busca a implantação de novos programas Stricto sensu também nos campi da interiorização.

Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE

Foto: Nailana Thiely