Novos mestrandos em Ciências Ambientais são recepcionados

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 31/03/2014 - 00:00
Os novos alunos do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (31) na Aula Inaugural. Mestrandos do segundo ano do Programa, professores da instituição, além do professor coordenador da Pós-Graduação, Altem Pontes, estiveram presentes.

A Aula foi proferida pelo professor doutor, Mário Augusto Jardim, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), que abordou a temática Ecologia de ecossistemas amazônicos: Perspectivas atuais de pesquisa e caminhos para trabalhos futuros. “A proposta da palestra foi explanar aos novos alunos sobre a visão que eles devem ter, tanto multi quanto interdisciplinar, sobre os nossos ambientes amazônicos, como a floresta de terra firme, a várzea, o mangue, os igapós. Esses ambientes devem cada vez mais ser reconhecidos pela sociedade”, avaliou o professor.

Na oportunidade, Mário Augusto Jardim, deu boas-vindas aos futuros mestres. “Desejo boas vindas aos 12 mestrandos, desejo sucesso, dedicação, responsabilidade e que eles tenham a certeza que a metade do sucesso do programa de ciências ambientais está nas mãos deles”, acrescentou.

A primeira colocada na seleção do processo, Nariane Quaresma, afirmou que foi muito difícil a aprovação, mas que o mestrado é fundamental para complementar sua formação. “Essa pós-graduação é apenas o início da minha carreira acadêmica, pretendo fazer doutorado, seguir na carreira docente e contribuir com muitos artigos, muito conhecimento científico para a região amazônica”, disse Nariane Quaresma.

Este ano, a Uepa recebe a quarta turma do Mestrado em Ciências Ambientais. Ao todo, foram 12 candidatos aprovados.