Núcleo de Formação Indígena da Uepa reúne com docentes

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 17/12/2015 - 13:28

O Núcleo de Formação Indígena da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu nesta quinta-feira (17), reunião de formação docente com os professores da Instituição. O objetivo é socializar, agregar e discutir sobre as atividades desenvolvidas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena com acadêmicos da graduação em 2015, e também as diretrizes da política nacional de educação indígena.

Estiveram presentes no primeiro momento representantes das pró-reitorias de graduação e gestão e planejamento, professores Ana Conceição e Carlos Capela. O vice-reitor, Rubens Cardoso e o reitor Juarez Quaresma também estiveram presentes e parabenizaram as conquistas do Curso.

“A graduação leva o nome da Universidade para além dos muros do nosso Estado. Reitores de outras instituições de ensino e o próprio conselho de educação já ressaltaram o bom desempenho realizado pela equipe que forma o Intercultural. Em nome da Uepa agradeço todos os envolvidos, e na oportunidade, já saliento que é necessário o estudo de ampliação de vagas em outros cursos de graduação para os povos, cursos que ajudem diretamente na qualidade de vida dos indígenas”, afirma o reitor.

Segundo o professor Petrônio Potiguar, que há 5 anos leciona as disciplinas de antropologia e metodologia para os povos do baixo amazonas, a oportunidade de trocar experiências é fundamental tanto para o professor quanto para o acadêmico indígena. “A reunião de formação docente é necessária, pois atende o contexto cultural, político e social para que nós professores possamos dialogar com os povos”, analisa Petrônio.

A programação da reunião de formação indígena da Uepa ocorre até às 18h, desta quinta-feira (17), no Conselho Universitário (Consun), localizado na Reitoria da Universidade.

Texto: Miguel Alves
Foto: Ana Paula Santana