Oficina aborda Metodologias de Educação para a Escola Indígena

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 16/05/2014 - 00:00
Em busca de aprimorar o ensino nas escolas indígenas, professores, alunos e integrantes do projeto Ação Saberes Indígenas na Escola participaram da oficina Metodologias de Ensino e Avaliação na Escola Indígena. A atividade ocorreu na última quinta-feira (15), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), campus I da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
O Ação envolve professores da Uepa, das Secretarias de Educação e professores indígenas, além de alunos das licenciaturas de Ciências da Religião e do curso de Letras – Língua Portuguesa.
 
Para a professora e coordenadora do projeto e do Núcleo Indígena da Uepa, Joelma Alencar, a participação destes graduandos é de extrema importância, visto que ambos trazem suas experiências, específicas de cada curso, para o trabalho com o povo indígena. “Os alunos de Ciências da Religião, por exemplo, ajudam na produção do material didático, já que estão em processo de formação com os professores e especialistas da área,” afirmou.
 
Recentemente, a professora visitou algumas comunidades indígenas e, para ela, esta vivência é fundamental para conhecer a realidade e o contexto destas comunidades. Segundo ela, algumas das atividades elaboradas antes destas vivências não se adequam à realidade das comunidades. “As pessoas criam, elaboram atividades e levam para as aldeias. Muitas vezes estas atividades são rejeitadas por não fazer parte do contexto que eles vivem”, ressaltou assim a importância da oficina.
 
Todos os alunos das cinco turmas de Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa participam do projeto e recebem bolsa. Este projeto, que visa a formação dos professores indígenas, leva os acadêmicos indígenas para a sala de aula e desenvolve o Ação Saberes Indígenas na Escola junto com eles.