Palestra discute a relação Japão-Brasil

Enviado por Daniel Leite em Ter, 26/11/2019 - 13:41

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do curso de Relações Internacionais, promoverá a palestra Relações Japão-Brasil e a imigração japonesa na Amazônia, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, a partir das 18h30. A entrada é gratuita e o evento aberto aos interessados.

Organizado pela professora doutora Sandra Mina Takakura, o evento nasce da necessidade do estreitamento dos laços entre o curso de Relações Internacionais e as representações consulares na região. Nesta edição contará com a presença do palestrante Keiji Hamada, cônsul principal do consulado do Japão em Belém, para propor um diálogo entre os estudantes e a comunidade em geral, que possue o interesse no assunto específico da diplomacia e da imigração japonesa na região amazônica.

Há uma conexão histórica na região em termos de diáspora japonesa, porém, o processo ocorreu durante um longo período e a região amazônica calorosamente acolheu os imigrantes de regiões longínquas, que buscavam um campo de trabalho e condições melhores de vida.

“Há diversas versões, mas compreende-se que uma das explicações para a ocorrência da imigração japonesa ao Brasil tenha sido o fechamento da Ilha do Havaí aos imigrantes japoneses. Portanto, no início do processo, muitos buscavam um trabalho temporário que permitisse voltar ao Japão com melhores condições, porém, a imigração para Amazônia foi uma das últimas a ocorrer e pode ter reunido pessoas que aspiravam uma mudança permanente ao país, mas ainda há muito a ser dialogado, pois junto com a diáspora ocorreu também o diálogo entre as culturas e os povos”, comentou Sandra.

A programação é gratuita e está aberta aos interessados na questão diplomática Brasil e Japão, e na imigração japonesa na Amazônia. Após a palestra do cônsul, a assessora do Consulado, Rosa Kamada, explicará brevemente acerca das bolsas de pós-graduação para estudantes brasileiros no Japão.

Serviço:

Relações Japão-Brasil e a imigração japonesa na Amazônia

Data: 27 de novembro
Horário: 18h30
Local: Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) - Travessa Enéas Pinheiro, 2626 - Marco -
Entrada franca e aberta ao público

Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Bianca Almeida