Em 2017, completa um século da revolução bolchevique, também conhecida como Revolução Russa. Aproveitando a passagem da data, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove ciclo de palestras para discutir os impactos do capitalismo na sociedade contemporânea. O Atualidades Marxistas será realizado nos dias 27 e 28 de março, no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), em Belém. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local, a partir das 13h.
O levante popular russo originou o primeiro país socialista, a União Soviética, que perdurou até 1991, e também culminou em transformações que reverberam até o presente. Cinquenta anos antes da revolução, foi publicada a primeira edição de O Capital, célebre obra de Karl Marx, marco do pensamento socialista.
“O evento não discutirá necessariamente o Capital mas pretende abordar, a partir do marxismo, questões políticas e econômicas do nosso tempo, no âmbito nacional e internacional”, explica o coordenador da licenciatura em Filosofia, Manoel Moraes. A organização do ciclo é das graduações em Ciências Sociais e Filosofia, em parceria com os programas de pós-graduações em Ciências da Religião (Uepa) e Economia, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
As palestras serão ministradas no período da tarde e girarão em torno de quatro grandes temáticas: economia, política, questões agrárias e questões de gênero.
Mais informações nas coordenações dos cursos de Ciências Sociais e Filosofia, no telefone (91) 4009-9560, ou no e-mail manoelmoraes@uepa.br
Para conferir a programação, clique aqui.