Parceria fortalece formação de gestores na área da saúde

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 05/02/2014 - 00:00
Gestores municipais e estaduais de saúde pública estiveram reunidos nesta quarta-feira (5), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), para discutir os avanços da implantação do I Curso de Especialização em Gestão da Atenção Primária à Saúde na Região Metropolitana III, que abrange os 22 municípios da região Nordeste do Pará, de Castanhal a Paragominas.

A especialização teve início em fevereiro de 2013, a partir de uma necessidade identificada nas oficinas de ‘Planificação da Atenção Primária à Saúde’, promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Após um ano, a coordenadora da especialização, professora Margarete Feio Boulhosa, avalia que a iniciativa é fundamental para elevar a qualidade dos serviços a quem é assistido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Uma parceria que vem dando certo é unir o ensino com o serviço, e fomentar profissionais cada vez mais capacitados para o mercado. O Estado, por meio da Uepa, mostra que tem interesse em formar com qualidade seus alunos”, afirmou.

Das 60 vagas ofertadas em 2013, 55 foram preenchidas e a previsão é de que, até o início do segundo semestre deste ano, o curso seja finalizado. Ilca Lorena Oliveira Costa, do município de São Domingos do Capim, é uma das alunas do Curso de Especialização. Para ela, o Estado deve investir na saúde primária, pois só assim irá se fortalecer uma política de saúde da forma que a população necessita. “O melhor é transformar toda a teoria que temos em prática, na hora da consulta, todo mundo sai ganhando”, destacou.

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, também esteve presente no encontro e atribuiu o fato de a Especialização ser hoje uma realidade, à parceria com todas as instituições envolvidas. “Se partisse de uma única instituição, não seria possível, mas quando se tem união, tudo é possível. Hoje a atenção primária é importante, pois possibilita mudar a mentalidade das pessoas, talvez isso seja um dos pilares deste curso, desta capacitação”, falou o reitor.

A Atenção Primária à Saúde é entendida como um conjunto de intervenções no âmbito individual e coletivo que envolve promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

O Curso

O I Curso de Especialização em Gestão da Atenção Primária à saúde é destinado a servidores efetivos das secretarias de saúde, que exercem atividades vinculadas à Atenção Primária e Vigilância à Saúde. A pós-graduação é financiada pelo Governo Federal e o Governo do Estado, por meio da Uepa, oferece a estrutura e quadro docente para funcionamento do curso.

O Estado do Pará está divido em doze regiões metropolitanas e a Região III foi a pioneira em tentar qualificar os profissionais na Atenção Básica. Belém faz parte da região metropolitana I e também já está se capacitando.