Pedagogia integra calouros de forma híbrida

Enviado por Wesley Lima em Qua, 04/08/2021 - 08:02
Ocorreu durante a tarde de ontem, 3, a acolhida e apresentação da coordenação e das estruturas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia para os calouros do vestibular de 2021. Entre as atividades realizadas estiveram palestra, distribuição de brindes e dinâmicas. A programação, que ocorreu tanto presencial no auditório Paulo Freire quanto remotamente, contou com a participação de membros do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe), seguiu as orientações para prevenção da Covid-19 e visou mostrar o percurso histórico de conquistas e desafios para a consolidação das atividades da Licenciatura.

Além disso, a programação objetivou mostrar os pilares sobre os quais estão assentadas as atividades que compõem a formação de pedagogos na Universidade do Estado do Pará (Uepa). Uma das atividades principais foi a dinâmica Te Recebemos Com..., que visou integrar os alunos e suas falas acerca do processo de ensino e aprendizagem, por meio do uso de mãos com palavras-chave.

Para a professora e coordenadora de Pedagogia, Ceila de Moraes, é extremamente necessário mostrar o contentamento de ter novos futuros pedagogos e fazer com que eles sintam-se abraçados e bem-vindos. "É importante mostrar nosso amor, alegria com a chegada deles e, além disso, nosso carinho e dedicação para com eles", disse. E acrescentou que a dinâmica visou mostrar os esforços que são realizados durante a formação humana. "Aquele lápis tem o significado da construção de uma nova história a partir da entrada deles no curso de Pedagogia da Uepa. E as mãos carregam o significado da leveza, da união, da solidariedade para essa formação humanizada", explicou.

Gilberto Lima, discente do 5º semestre e conselheiro do curso, afirmou que o Centro Acadêmico está realizando esforços para dar suporte aos calouros em sua integração e para colaborar com a coordenação com novos planos, entre eles, aproximar os alunos da interiorização e elaborar um livro que mostre, por meio de pesquisa, a historia do CAPe.  "Estamos usando os meios digitais para ajudar os calouros, procurando fazer o processo de educação e trazendo mais informações sobre o processo e como é a gestão CAPe", informou. E prosseguiu: "Temos parcerias, por exemplo, com a própria coordenação para produzir mais conteúdos para eles e tirar dúvidas".

A caloura Andressa de Lima avaliou positivamente a programação e ressaltou que a acolhida mostrou novos caminhos de atuação do profissional da pedagogia, o que apenas confirmou a identificação com o curso. "Ajudou a entender que quero mesmo isso, porque eu não tinha tanta certeza, por mais que tivesse todos os meus requisitos preenchidos. Mas aí, durante a participação da acolhida, vi todos os exemplos que tem de Pedagogia e me deu mais certeza", confessou.

Mesa de Abertura mostra visão ampla do curso

No primeiro momento da acolhida estiveram presentes o professor do curso e secretário municipal de Habitação de Belém, Rodrigo Ferreira de Moraes, o diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), , Anderson Madson Maia, e a coordenadora Ceila de Moraes.

Iniciada com a leitura da mensagem de boas-vindas, feita por Ceila, a mesa seguiu com a fala do professor Rodrigo de Moraes sobre seu percurso junto à área e o papel tranformador que exercem os pedagogos. "O curso de Pedagogia busca e nos possibilita enxergar as pessoas para além do que têm, ou seja, pelo que são. E procura construir a humanização das relações sociais e ver a educação como processo de tranformação social", pontuou.

Anderson Maia, mestre em Educação e pedagogo por formação, frisou a necessidade de qualificação e de empenho durante o curso. "Aconselho que vocês, desde já, a partir da entrada, procurem participar de grupos de pesquisa para que possam estar associando o ensino que vocês vão obter com a pesquisa, com a extensão", falou.

Logo em seguida, apresentou-se aos calouros todo o corpo funcional que atua dentro da Coordenação e explicou-se mais detalhadamente sobre o Projeto Político Pedagógico do curso.

Centro Acadêmico de Pedagogia pauta reflexões acerca do papel social do pedagogo

Acompanhada da canção Another Brick in the Wall, da banda Pink Floyd, os conselheiros do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe), Ana Carolina, Douglas Rodrigues, Ádria Souto e Gilberto Lima, mostraram a importância de uma formação crítica e respeitosa do aluno. "O pedagogo, ele atua em múltiplos espaços, então sempre quer transportar e melhorar a educação. A partir de hoje, cada um de vocês é responsável por isso", pontuou Gilberto Lima.

Após a apresentação do vídeo musical e explicação sobre o funcionamento do Centro Acadêmico, os veteranos falaram sobre colaboração e participação estudantil e realizaram dinâmicas com os calouros.

Outras atividades, totalmente remotas, ainda ocorrerão na manhã e tarde desta quarta-feira, 4, via Google Meet. Clique aqui para saber mais.

Texto: Wesley Lima (Ascom Uepa)

Fotos: Nailana Thiely e Wesley Lima (Ascom Uepa) e Coordenação de Pedagogia