Pesquisa estimula aulas lúdicas de natação em Santarém

Enviado por Daniel Leite em Dom, 21/04/2019 - 20:27
 
Em busca de expandir as discussões acadêmicas na área da Educação Física, os discentes Breno Vinícius e Ytalo Sewnarine, do Campus de Santarém, criaram um projeto a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para desenvolver a pesquisa Natação como ferramenta de lazer para adultos com nível de estresse elevado. O objetivo é combater o esgotamento físico e emocional do dia-a-dia, por meio da promoção de aulas lúdicas de natação na piscina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município.
 
Planejar ações voltadas para a sociedade é preponderante para o desenvolvimento de pesquisas com relevância social. Com a prática da natação, por exemplo, os alunos buscam alcançar os resultados científicos e sociais que a pesquisa almeja. “O interesse pelo tema surgiu a partir das discussões com a orientadora, acerca da necessidade de planejar ações voltadas para a área da natação com foco em adultos com o nível de estresse elevado, pois existe essa carência de se ter um olhar especial na perspectiva do lazer em seu cotidiano”, comentou a dupla.
 
A pesquisa está regulamentada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e acredita-se que a monografia possui relevância social, não somente para a cidade de Santarém, mas para a comunidade científica da Uepa. Isso porque o trabalho ultrapassa os muros da Instituição e leva as oficinas para a comunidade externa, com a intenção de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população santarena. Aliada à prática regular de exercício físico estão os jogos, as brincadeiras e outras formas lúdicas de adaptação ao meio aquático. 
 
“Os alunos abraçaram a ideia do projeto com aulas lúdicas e atividades que proporcionam a locomoção na água e a socialização entre eles. Os participantes relatam que necessitavam de oportunidades iguais a essa para a prática de algum esporte, muitos não gosta de academia ou não tem um devido tempo para a corrida ou caminhada e acabam deixando de praticar algum tipo de exercício físico. Portanto há necessidade de dar a atenção maior a esse público que tende a crescer ainda mais”, ponderou a orientadora da monografia, a professora Daniela Neves.
 

“A Universidade possui alguns espaços que devem ser aproveitados para a criação de projetos que, além de trazer benefícios, devem convidar a comunidade em geral a participar junto com os acadêmicos. E a proposta é trazer a comunidade para participar do projeto e conhecer os benefícios que a natação vem a ter para a vida”, afirmaram os alunos Breno Vinícius e Ytalo Sewnarine.
 
Entre os benefícios estão a manutenção de uma boa qualidade de vida, e a prevenção e o combate a diversos problemas de saúde, como a ansiedade e o estresse. Este aliás, é um dos problemas que mais tem destaque é para os não adeptos de atividades esportivas. A natação também é uma opção viável para quem deseja ter experiências distintas em um esporte de alto rendimento.
 
As aulas, ministradas como laboratório da pesquisa de conclusão de curso, são supervisionadas pelos alunos pesquisadores e mais quatro discentes do curso de Educação Física da Uepa, que atuam como voluntários durante as ações da professora, coordenadora e orientadora Daniela Neves. Foram disponibilizadas 40 vagas a adultos na faixa etária entre 18 e 50 anos. As atividades são realizadas às 19h, com duração de 1h, no período de abril até junho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no espaço da piscina do Campus XII, em Santarém.
 
 
SERVIÇO
Aulas de Natação para Adultos
Faixa etária: 18 até 50 anos
Período: Abril até Junho
Horário: 19h, às terças e quintas-feiras
Local: Piscina da Universidade do Estado do Pará - Campus XII, em Santarém (Avenida Plácido de Castro - Aparecida)
Inscrição Gratuita - 40 vagas
Mais informações: (93) 99236-3403
 
Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Arquivo Campus VII/Uepa-Santarém