Pesquisa sobre madeira será apresentada na 74ª Soea

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 03/08/2017 - 16:40
Belém sediará entre os dias 8 a 11 de agosto a 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). O evento, considerado um dos maiores dentro da área tecnológica do país, será realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Na ocasião ocorrerá a apresentação de 24 pesquisas produzidas por estudantes de diversas instituições de ensino do Brasil, entre as quais uma é da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
Com o título Variação radial das propriedades físicas e anatômicas da madeira de Sterculia apetala (Xixá), o trabalho buscou avaliar algumas propriedades físicas e anatômicas da madeira Xixá, visando ampliar as possibilidades de utilização desta espécie na região paraense. Isso porque a Sterculia Apetala tem sido pouco utilizada no mercado madeireiro devido ser considerada leve, clara e de baixa resistência ao ataque de organismos.
 
O estudo que conseguiu identificar certas qualidades na madeira Xixá é de autoria dos estudantes de Engenharia Florestal do Campus da Uepa em Marabá, Pâmela Ferreira, Jose Santos Junior, Camila Silva e Pablo Ferreira. “Como resultado, identificamos que a Sterculia apetala no seu aspecto de madeira adulta já tem qualidade para ser utilizada na produção de artigos com maior valor agregado. Ou seja, ela tem potencialidade para ser usada em grandes setores da indústria madeireira, como o de painéis de madeira”, explica Pâmela.
 
Segundo o professor Luiz Eduardo de Lima, orientador da pesquisa, esse resultado contribuirá para um melhor aproveitamento comercial dessa madeira. “É imprescindível o desenvolvimento de pesquisas científicas com foco nas potencialidades de madeiras pouco aproveitadas na região. Espero que esse estudo amplie a utilização da Sterculia apetala como forma de aumentar seu valor agregado no mercado madeireiro e desmistificar certos estereótipos dessa espécie”, destaca Lima.
 
A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia tem como objetivo divulgar trabalhos técnicos científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições de ensino superior brasileiras. O encontro reúne profissionais da área de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. A expectativa é que durante os quatro dias da Soea três mil pessoas passem pelo local.
 
Durante a programação será realizada a ExpoSoea, feira que concentra estandes de entidades parceiras do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea/PA). Além disso, o espaço sediará a quarta edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).
 
Para mais informações, consulte o site do evento aqui.
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Thiago Gomes