Pesquisadora russa ministra palestra sobre discurso científico

Enviado por Ize Sena em Sex, 11/11/2016 - 10:06
Com ênfase na produção científica, foi realizada na manhã da última quinta-feira, 10 de novembro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a palestra As características do estilo científico funcional russo e as observações sobre a língua portuguesa, ministrada pela professora russa Maria Glushkova. A pesquisadora é mestre em Letras pela Universidade Estatal de São Peterburgo (SPBU/СПбГУ) e pós-doutora em Letras pelo Instituto Estatal Pushkin, de Moscou.
 
Participaram da palestra 30 alunos do curso de Letras da Uepa, entre estudantes da capital e de outros municípios. Em sua tese de doutorado, a professora abordou “O discurso polêmico falante: funcionamento na área de ciência", estudando as discussões falantes entre os cientistas e os tipos do discurso científico no tempo contemporâneo. 
 
De acordo com Maria Glushkova, esta foi uma das primeiras palestras que pretende desenvolver pelo Brasil e elogiou a participação dos alunos. “Discutimos a diferença do discurso científico e as marcas de estilos: gêneros, técnicos, populares, educacionais e divulgação científica. Debatemos as barreiras entre os idiomas e como solucionar estes problemas na construção do texto”, disse a pós-doutora.
 
Rejane Moraes, acadêmica de Letras da Uepa em Conceição do Araguaia, falou que “é interessante entender as diferenças entre as línguas e como a cultura interfere nisso. A construção das frases na Rússia acaba sendo um pouco mais simples que no Brasil”, revelou.
 
A professora esteve na Uepa a convite do professor do Departamento de Língua e Literatura (DLLT), Raphael Bessa. Os dois integram o Grupo de Pesquisa em Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos (Laesp), da Uepa, que reúne acerca da ciência da expressividade. Além disso, Maria é pós-doutoranda em Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (Usp), além de integrar o Grupo de Pesquisa Diálogo.
 
Texto: Rafael Dias
Fotos: Nailana Thiely