Planejamento e Formação Docente será realizado na próxima semana

Enviado por Diane Maués em Qui, 09/03/2023 - 13:46

Com o tema Inclusão e Diversidade na Uepa: Desafios e  Perspectivas, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza na próxima terça-feira, 14, a abertura da Semana de Planejamento e Formação Docente 2023. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), no horário das 8h às 13h. E terá transmissão Ao Vivo na plataforma You Tube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=8FnTzUnYxZQ

A Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE) é a responsável pela organização, junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). De acordo com o professor Higson Coelho, Coordenador de Programas e Projetos da DDE, "a Semana de Planejamento e Formação Docente consiste na possibilidade de ampliarmos o debate sobre o papel da Uepa frente aos novos desafios da atual conjuntura pós pandemia e apontar perspectivas para avançarmos na formação dos docentes para uma universidade mais inclusiva e acolhedora".

Na programação de abertura, o público poderá participar da palestra Inclusão e Diversidade na Uepa: Desafios e Perspectivas, ministrada pela vice-reitora Ilma Pastana Ferreira. Neste ano de 2023, a Uepa que pode contar, pela primeira vez, com a adoção de cotas étnico-raciais para o ingresso nos cursos de graduação da universidade. A adoção é mais um instrumento de inclusão e promoção dos valores democráticos, de respeito à diversidade socioeconômica e étnico-racial, fomentando a ampliação das políticas de acesso ao ensino superior e proporcionando um grande avanço dentro da política de inclusão da instituição. Foram destinados 20% das vagas para os candidatos que, no ato da inscrição, se declararam como negros ou indígenas que cursaram ou estão concluindo integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em instituições públicas de ensino. A resolução das cotas foi aprovada em dezembro de 2021 pelo Conselho Universitário (Consun) da Uepa.

A Uepa adota as cotas sociais de ingresso de alunos oriundos de escolas públicas desde 2016, quando passou a considerar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o acesso na instituição por meio do Processo Seletivo (Prosel) da universidade. A Lei nº 12.711/2012, a Lei de Cotas, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. A lei completou dez anos em agosto do ano passado.

Ao final da semana de planejamento e formação docente, "os professores deverão preencher no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) os planos de ensino das respectivas disciplinas, refletindo o contexto atual do qual a Uepa está inserida. Além dos cursos, Campi e centros elaborarem seus planos de trabalho para o período letivo 2023", ressalta o Professor Higson. Entre os dias 15 a 17, o evento será realizado pelos Centros de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e ocorre de acordo com a programação específica de cada um por meio das Coordenações de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOPs).

No dia 15, no auditório do CCNT, das 9h às 10h, será realizada a palestra: 'População Negra e os desafios do mercado de trabalho: Qual o papel da universidade?' com a Profa Dra. Lourdes O. Gomes (IFPA). E às 10h15 às 11h15, terá a palestra: 'Competências do professor do século XXI diante das diversidades'com a professora do curso de engenharia de produção da Uepa, Mariana Carneiro. Às 14h até 14:30h: Orientações Gerais ( recebimento dos TCC's, Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos; Biblioteca Virtual) pela Equipe da Biblioteca do CCNT/ CAMPUS V. Também pela tarde no dia 15, das 14h30 às 15h30, Palestra: 'A importância do atendimento psicopedagógico no currículo dos cursos de graduação do CCNT' com a Prof ª psicóloga Denise Eiró; às 15h35 às 17h35 terá a oficina: 'Orientação de submissão de projetos para a pós- graduação, pesquisa extensão' com o Prof. Me. João M. G. Neto (Coordenador da COAD/ CCNT).

Abertura da Semana de Planejamento e Formação Docente 2023
Data: 14  de março de 2023.
Local: Auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) (Tv. Enéas Pinheiro, 2626)
Hora: 8h às 13h.

Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)

Foto: Laís Teixeira (Arquivo Ascom Uepa)