Na próxima segunda-feira, 21 de agosto, os moradores de alguns estados das regiões Norte e Nordeste poderão acompanhar um fenômeno atípico para a astronomia: um eclipse solar total. Como forma de aproveitar a ocasião, o Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) irá prestar informações e esclarecimentos sobre o eclipse para as pessoas que se dirigirem até o local.
Este acontecimento ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra sobre a superfície do planeta. Em Belém, o fenômeno terá visibilidade parcial, com cerca de 30% do sol sendo encoberto. Mesmo assim, moradores de todos os pontos da cidade poderão obervar o eclipse solar total.
Obter informações para a observação do fenômeno são indispensáveis para a segurança de qualquer observador, pontua a diretora do Planetário, Sinaida Vasconcelos. “Esse fenômeno não deve ser observado diretamente sem que se tenha uma proteção eficiente para os olhos. Então, aproveitaremos esse momento para orientar as pessoas sobre o que pode e o que não pode ser usado para vizualizar um eclipse solar”, afirma.
Esse cuidado se faz necessário, pois estudos indicam que observar diretamente o sol por 30 segundos pode ser suficiente para provocar danos permanentes na retina, incluindo a cegueira. O método mais seguro para essa prática é por meio de projeção, enquanto que a utilização de binóculos ou telescópios caseiros potencializam os riscos.
O eclipse solar total também poderá ser visto ao vivo no site da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).
Serviço:
Planetário orienta sobre o eclipse solar total
- Data: 21 de agosto
- Horário: de 8h as 18h30
- Local: Centro de Ciências e Planetário (Rodovia Augusto Montenegro, km 3, s/n);
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely