Plataforma online abre espaço para divulgação científica

Enviado por Ize Sena em Qua, 01/06/2016 - 15:34
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnologia (Sectet), promoveu na manhã desta quarta-feira (1), a palestra Observatório de CT&I do Pará, ministrada pelo professor doutor Rodrigo Quites Reis. A palestra faz parte da grade de programações da V Semana de Tecnologia (Setec), sediada no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).

Rodrigo Quites explicou que a plataforma digital Observatório de CT&I do Pará, é responsável em divulgar os laboratórios, grupos de pesquisas, e núcleos de inovação dentro do Estado do Pará, que podem oferecer serviços, estudos ou equipamentos de interesse a empreendedores, empresários, estudantes e professores. “Por exemplo, aqui no CCNT tem uma impressora 3D. Digamos que um empresário queira produzir algum projeto e precise desse equipamento. Pelo site do Observatório, ele encontra onde há o equipamento, e o que o laboratório tem a oferecer”, detalha o professor doutor.

No sistema do Observatório, a Uepa tem nove registros. São eles: o Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação e Conhecimento (GSIC) e o Laboratório de Física (Labfis), ambos no campus de Castanhal; Laboratório de Anatomia Humana (LAH) e Laboratório de Informática, em Santarém; Laboratório de Biologia e Microbiologia (LBMB) e Laboratório de Informática, em Paragominas; Laboratório Multidisciplinar, no campus de Redenção; Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt), em Belém; e o Laboratório de Informática, em Altamira.  Pelo sistema, o público tem acesso as localidades e a descrição detalhada do trabalho desenvolvido.

O coordenador do curso de Tecnologia de Alimentos, Darly Pompeu,  se interessou pela ferramenta online, pois viu nela a oportunidade de divulgar o laboratório da graduação que coordena. “É interessante para mostrar a rede de laboratórios que existe no Estado e saber dos outros que estão na rede.  Me interessa cadastrar o laboratório de Tecnologia de Alimentos, colocá-lo na rede e fazer o que for preciso para melhorá-lo”, frisou Darly.

O Observatório de CT&I do Pará foi criado pela Sectet, e conta com a parceria da Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pa), e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

A V Semana de Tecnologia segue até sábado, 4 de junho. Amanhã, 2, haverá as palestras sobre a Identificação de Espécies Madeireiras para Fins Comerciais na Amazônia; Energias Renováveis: Biomassa como alternativa sustentável; a Oficina de Composteira caseira, e o V Fórum de Mobilidade Acadêmica do CCNT.

Texto e foto: Renata Paes