PPG em Ciências Ambientais seleciona bolsistas de pós-doutorado

Enviado por nailanathiely em Seg, 08/02/2021 - 08:15

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), abrirá de 8 a 10 de fevereiro de 2021, as inscrições para a Chamada 2021 do Processo Seletivo Simplificado, para a seleção de dois bolsistas de pós-doutorado, com titulação de doutor.

 

Todas as informações sobre os requisitos necessários, documentação e calendário de seleção podem ser acessadas pelo link: https://paginas.uepa.br/pcambientais/chamada_pnpd_2021.pdf 

 

Serão disponibilizadas duas bolsas, sendo uma proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e outra da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). A bolsa mensal consiste no pagamento de mensalidades de R $4.100,00 diretamente ao bolsista. O período de duração da bolsa será de 12 meses.

 

O Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) tem por objetivo promover a realização de estudos de alto nível; reforçar os grupos de pesquisa nacionais; renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa; promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando a integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-graduação no país.

 

O curso de doutorado em Ciências Ambientais da Uepa, pertencente à área Interdisciplinar, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria Nº 1.060, de 21 de dezembro de 2020.

 

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Uepa, professor Altem Pontes, a primeira seleção de bolsistas doutores do PPGCA é uma iniciativa indispensável para o fomento à pesquisa especializada na região.  "As bolsas são importantes porque oportunizam o desenvolvimento de novos projetos, complementam a formação em nível de doutorado e contribuem para o desenvolvimento de estudos mais avançados na área da Ciências Ambientais", conclui.

 
 
Texto:  Nailana Thiely (Ascom Uepa)
 
Foto: Ascom Semas