Pré-vestibular gratuito aceita moradores do Jurunas

Enviado por Daniel Leite em Qua, 20/02/2019 - 12:30

No último sábado de manhã, 19, ocorreu a "Aula Inaugural" do Movimento de Educação Popular (MEP) com o tema "Os desafios da Educação Popular no Bairro do Jurunas: Educação, Violência, Resistência e Emancipação Humana na sede do São Domingos Esporte Club que funciona como ponto de apoio do cursinho pré-vestibular montado em escolas públicas no Jurunas e tem como objetivo de oferecer para a comunidade do bairro e adjacentes a possibilidade de se preparem para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, dessa maneira, proporcinar aos alunos um caminho para alcançarem a desejada vaga no ensino superior público.

O MEP realiza um trabalho de imersão nos espaços da comunidade do Jurunas e tem um quadro de atividades na sua programação anual que se estende a cultura, a pesquisa, o esporte, arte e a educação. "É um projeto que além de falar do vestibular, também, quer falar dos direitos civis e da cidadania para eles se verem como sujeitos e assim reconhecerem a importância de um trabalho desse porte no bairro com o objetivo de gerar um outro olhar que não seja somente o da violência" afirmou o o fundador do curso pré-vestibular Prof. Leopoldo Santana.

O projeto apesar de atuar desde da década de 80 sofreu com algumas dificuldades e teve interrupções de suas atividades, porém no ano de 2017, o Projeto Jurunas foi institucionalizado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio do edital da Proex com o intuito de subsidiar os voluntários da graduação da instituição para que possam ter um estímulo a mais para se envolverem nas aulas oferecidas gratuitamente. "É necessário entender a importância do projeto para o bairro, porque a ideia é mostrar que existe uma possibilidade, a partir da nossa realidade, de construir uma ponte, pois entendemos a educação como instrumento de libertação e emancipação" comentou o Prof. Dr. Aiala Colares.

No ano de 2018, o Projeto Jurunas sofreu uma mudança, ampliando a atuação do programa de pré-vestibular para Movimento de Educação Popular no bairro do Jurunas, no sentido de pensar uma formação cidadã, por meio da educação como instrumento de empoderamento, criando, dessa forma, eixos de atuação diversificadas como por exemplo: esporte, mídia, finanças, assistência psicológica e produção acadêmica para estimular o senso de pertencimento do moradores com o ambiente periférico do espaço que é marcado pelas desigualdades sociais, o narcotráfico e, também, pela repercussão midiática da violência que assola a comunidade. "Então desde que o projeto Jurunas ano passado passou por mudanças, nós estamos fazendo reuniões regularmente com o objetivo de aprimorar ainda mais a atuação dos voluntários perante as demandas do bairro e dos mais de 100 participantes" ponderou a estudante de pedagogia da UEPA e colaboradora da organização Edinilze Magno.

A "Aula Inaugural" contou com a participação de professores voluntários que foram apresentados ao público e falaram sobre as diretrizes que irão desenvolver durante o período de aulas, ocorreu, também, um pequeno show voz e violão e apresentação dos alunos aprovados no vestibular do ano de 2018 com o intuito de estimular os novos alunos a se dedicarem no cursinho pré-vestibular. "A motivação que eu encontro aqui me oferece caminhos para eu alcançar minha vaga na universidade, pois a preparação com o conteúdo, a assistência psicológica e a vivência cultural oferecidas pelo MEP me ajudam a ainda ter força depois de 5 tentativas de passar no vestibular" falou o estudande de 24 anos Marcos Rodrigues.

A inscrição para participar do projeto está aberta para as aulas do cursinho pré-vestibular e são disponibilizadas para as turmas que ocorrem aos sábados e outra durante a semana. Os interessados em participar devem comparecer na Escola Placídia Cardoso na Rua dos Tamois 602, portando a carteira de identidade, comprovante de residência e número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entrar em contato pelo telefone (91)98112-5614 para mais informações.

Texto/Foto: Daniel Leite