Em reconhecimento ao esforço e dedicação de discentes e docentes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ocorreu no dia 5 de dezembro o Prêmio Melhor TCC, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). A premiação, organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE), reuniu os melhores trabalhos de conclusão de curso produzidos em 2017-2018 dentro das áreas da saúde, educação e tecnologia.
A solenidade chegou à sua décima quarta edição premiando trabalhos produzidos e aprovados por concluintes ou egressos dos cursos de graduação da universidade que receberam nota mínima 9. No total, foram 68 alunos premiados em 1º, 2º e 3º lugar dos 31 cursos da Universidade.
Para a Pró-Reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, a premiação é importante para reconhecer a experiência científica dos egressos. “Temos um trabalho que é o início da tomada de decisão de um rigor científico, muitas vezes é a primeira experiência dentro da ciência acadêmica. Fazemos questão de registrar essa solenidade pois muitos de nossos alunos já estão em outras etapas, como mestrados e pós-graduações que vão exigir ainda mais deles”, enfatizou a docente.
O reitor Rubens Cardoso destacou que a experiência universitária é uma preparação para o mercado de trabalho e para a vida, pontuando que a dedicação é de grande importância na conquista de grandes resultados. “Tem um conjunto de atividades e caminhos que podem dotar o aluno de uma capacidade testada que, quando chega o momento do TCC, o aluno já está mais pronto. Mais do que isso, já está mais antenado sobre o que vai estudar e escrever, buscando um resultado prático da aplicação do seu estudo. Por isso, esse é o momento de reconhecermos esse esforço coletivo e celebrar”, afirmou o reitor.
O trabalho de conclusão de curso, além de demonstrar o aprendizado do aluno, provoca uma contribuição social através das pesquisas e projetos. Para o ganhador do primeiro lugar do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Leandro Cardoso, o prêmio é o resultado de sua dedicação contínua. “O prêmio foi uma notícia maravilhosa fruto de uma verdadeira luta e esforço. Meu orientador esteve comigo desde o segundo ano da graduação e sempre me incentivou. Quando saiu o resultado eu fiquei muito emocionado pois é muita gente concorrendo. Eu só tenho a agradecer”, comemorou Leandro.
A professora doutora Josebel Akel Fares teve a honra de ser duplamente premiada por sua orientação no curso de Licenciatura em Letras Português nos trabalhos de Jayna Santos e Evelim Mendes. “Eu fico muito feliz pois é um esforço muito grande. Fico mais alegre por que esses trabalhos são frutos da iniciação científica. Essas meninas estão no Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma) desde o início do curso e foram inseridas na pesquisa desde aquela época. Hoje é o coroamento dessa história”, contou a professora.
As fotos do evento estão disponíveis neste link.
Texto: Olivia Varela
Foto: Marcello Sarmento