Primeira etapa de avaliação de desempenho começará no próximo dia 22

Enviado por helaine em Seg, 19/11/2018 - 10:21

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) iniciará no próximo dia 22 de novembro a primeira etapa de seu plano de ação de avaliação interna, fazendo a coleta de dados para a produção dos relatórios de desempenho institucional. Os dados servirão de subsídio para a avaliação que deverá ser promovida pelo Conselho Estadual de Educação do Pará em abril de 2019.

Nessa primeira etapa, serão coletados dados das categorias de gestão, técnica, docente e discente nos seguintes campi: Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), Campus VI em Paragominas, Campus VII em Conceição do Araguaia, Campus VIII em Marabá, Campus XV em Redenção, Campus XIII em Tucuruí e Campus XX em Castanhal. Isso quer dizer que gestores, servidores, professores e alunos desses campi precisarão preencher formulários próprios com dados de percepção de desempenho das ações da Universidade.

Essa etapa terá início no dia 22 de novembro e deverá ser finalizada na primeira semana de dezembro. A coleta de dados nos demais Campi iniciará assim que as coordenações indicarem para a CPA Central seus representantes setoriais.

Para o professor Nelson Ribeiro, coordenador da CPA, é de fundamental importância neste momento contar com o envolvimento e a colaboração da comunidade acadêmica para a constante construção de uma universidade de qualidade: “É importante destacar que a avaliação não tem sentido punitivo. O nosso objetivo principal é analisar as potencialidades e fragilidades da Uepa para que seja tomada decisões que possam melhorar a qualidade do ensino superior que é ofertado pela nossa instituição”, explicou o professor.

Após a sensibilização dos setores e a coleta de dados, as próximas etapas de avaliação de desempenho da Uepa serão: análise dos dados coletados e produção dos relatórios a serem divulgados a toda a comunidade acadêmica.

Avaliação do Conselho Estadual de Educação

Em abril de 2019, a Uepa irá passar por uma avaliação de desempenho institucional promovida pelo Conselho Estadual de Educação do Pará. Isso quer dizer que, até esta data, a Uepa terá que solicitar recredenciamento perante o Conselho que, por sua vez, fará uma avaliação analisando oito dimensões da instituição, entre elas: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); políticas para ensino, pesquisa e extensão; a responsabilidade social da instituição, especialmente sua contribuição em relação à inclusão social; as políticas de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo; a organização e gestão da instituição, principalmente o funcionamento e representatividade de seus colegiados; a infraestrutura física; o planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional; e as políticas de atendimento aos discentes.

Esse tipo de avaliação ocorre em todo o Brasil e permite que as universidades mantenham a boa qualidade do ensino que é ofertado. Por isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) federais e particulares são avaliadas periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto as IES estaduais, como a Uepa, são avaliadas pelo Conselho de Educação de seus respectivos estados. Além disso, cada IES é incentivada a realizar procedimentos internos de avaliação constante, para monitoramento e análise de índices importantes como: taxas de inclusão, permanência e desistência dos alunos; instalações físicas; currículo e capacitação dos professores etc.

Com objetivo de ser um instrumento interno de avaliação acadêmico-administrativa da Uepa, a CPA foi implantada em 2016. Desde então, a Comissão já coletou diversas informações importantes para recredenciamento dos cursos da instituição, tanto na capital como nos demais municípios do Estado. A Comissão também é responsável pela análise preliminar para a implantação de novos cursos, avaliando fatores econômicos e sociais do município do campus em questão.

Interessados em saber um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação da Uepa devem entrar em contato pelo e-mail: cpa@uepa.br ou pelo telefone (91) 3299-2251. A Comissão está localizada temporariamente na Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no prédio da Reitoria, na rua do Una, 156, bairro do Telégrafo em Belém.

Texto: Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely