Primeiros lugares da Uepa recebem honraria

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 15/02/2017 - 14:04

Dedicação exclusiva aos estudos, prática recorrente de exercícios e muito treino na redação permitiram às calouras Beatriz Ishigaki, de 16 anos, e Angélica Alcântara, 17, receberem a medalha “Fernando Guilhon” das mãos do reitor Juarez Quaresma, em reconhecimento à conquista dos primeiros lugares do Prise e Prosel 2017 da Universidade do Estado do Pará. A honraria é concedida aos estudantes com melhor desempenho no vestibular da Uepa.

A medalha foi entregue durante a reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun), na manhã desta quarta-feira, 15. As jovens, acompanhadas de suas mães, receberam a homenagem do reitor, do vice-reitor, Rubens Cardoso, e da pró-reitora de Graduação, Ana Conceição Oliveira. Emocionada e surpresa com a medalha, Beatriz sequer assimilou o primeiro lugar geral tanto na Uepa quanto na Universidade Federal do Pará (UFPA). “Não esperava ficar em primeiro, foi um choque. Fiquei muito feliz com isso tudo. Também não sabia sobre a medalha. É uma honra para mim”, disse.

Primeiro lugar no Prise, Angélica também se mostrou admirada com a condecoração estadual. “Fiquei muito feliz de ter sido aprovada em primeiro lugar. Essa medalha é mais um reconhecimento pela nossa dedicação”, observou. Ela também foi aprovada na UFPA e na Universidade Federal do Ceará (UFC). Diferente de Beatriz, que optou pela Uepa, Angélica seguirá a graduação em Medicina na UFPA.

Como dica para os que tentarão uma vaga nas universidades públicas este ano, as jovens recomendam a calma. “Manter a saúde mental é o principal para conseguir um bom desempenho”, concluiu Angélica. Para Beatriz, evitar o estresse e a sobrecarga de estudos é a chave, lembrando ainda de manter uma rotina de exercícios. “Se o candidato se mantiver calmo, vai sentir a melhora no rendimento. Exercitar bastante a redação também será de grande ajuda”, aconselha a caloura.

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely