Estreitar relações de conhecimentos científicos ligados, principalmente, à área de tecnologia de informação, além das de saúde e educação são as intenções da Universidade de Leipzig com a Uepa
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu a visita do professor, Olaf Reinhold, da Universidade de Leipzig, localizada na Alemanha, para uma prospecção de cooperação com vistas ao intercâmbio de alunos e professores. A iniciativa visa troca de conhecimentos na pesquisa e no ensino, principalmente nos âmbitos de tecnologia, saúde e educação.
“A parceria possibilita incluir, na grade curricular, conhecimento de ponta na área de Social Customer Relationship Management, que é a aplicação das mídias sociais como canal de relacionamento com o cliente, e oferecer oportunidades de estágio e intercâmbio para alunos da Uepa”, afirmou o professor Ítalo Di Paolo, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação e de Conhecimento (GSIC) da Uepa.
Embora conhecimento no idioma alemão seja desejável, em princípio serão requeridos apenas fluência na língua inglesa. Alunos que tiverem dúvidas ou interesse pela iniciativa podem entrar em contato com o líder do Grupo pelo email itflexa@uepa.br ou com a coordenação do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), pelo (91) 3131 1930.
A Universidade de Leipzig atualmente coopera com o Laboratório de Inteligência Computacional Pesquisa Operacional da Universidade Federal do Pará (UFPA), na execução de um projeto de quatro anos para o estabelecimento de parcerias entre Brasil e Alemanha na área de Social CRM.
O Laboratório servirá como plataforma para a criação de uma rede de cooperação entre os dois países por meio de estágios, workshops, treinamentos, conferências e desenvolvimento de conteúdos que possam ser utilizados na matriz curricular de cursos de tecnologia no Pará.
Texto: Miguel Alves
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa