O professor, compositor e pianista da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Urubatan de Castro, se apresentou no último domingo (7), na cidade de Hertogenbosch, em Holanda.O recital autoral oferecido pelo próprio compositor eram das obras que compõem o álbum Cenas Infantis Baianas (Salvador/BA, 1999-2000), Paulistanas (Campinas/SP, 1997-1998) e Paraenses (Belém/PA, 1994-1996). O recital tem produção e direção musical do servidor da Uepa, Edelmiro Soares.
Mas esse não foi o primeiro recital. O professor Urubatan já se apresentou em junho, no BomFim Conservatório, na cidade de Braga, em Portugal. “O concerto superou as nossas expectativas, uma vez que, mesmo sendo um período de férias havia, aproximadamente, 140 alunos de música, além dos professores de piano da casa”, disse Urubatan.
Com estes docentes, Urubatan realizou um workshop. Nesse momento de troca de conhecimento, o pianista fez algumas considerações estéticas, históricas e regionalistas, enquanto os professores se interessaram em saber sobre as técnicas composicionais empregadas e, principalmente, sobre algumas indicações peculiares à música dos séculos XX e XXI.“Este recital foi formidável. Pela primeira vez, eu vi estes alunos ficarem completamente em silêncio, totalmente atentos a cada obra executada”, comentou o diretor do Conservatório, o professor de piano, Eduardo Rocha.
“A partir desta experiência, chego à conclusão de que, mesmo nós compositores que criamos e/ou recriamos a partir de referências já consagradas pelos que vieram antes de nós, ainda é possível se preparar um tempero novo para as sonoridades que já estão no mundo”, falou o compositor Urubatan.
Álbum Cenas Infantis Baianas Vol. I - II
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Programa de Extensão Universitária (PROEXT/MEC) e da Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa), promoveram o lançamento do livro Cenas Infantis Baianas I e II, em 2018.
A obra apresenta uma coletânea de 73 peças didático-artísticas direcionadas para o desenvolvimento técnico-pianístico e artístico da criança e do jovem instrumentista. As composições foram feitas nos anos de 1999 e 2000, época em que o professor Urubatan morava em Salvador (BA).
Texto: Letícia Aleixo
Fotos: Urubatan de Castro