Professor e aluna da Uepa ganham o Prêmio IAP de Literatura

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 08/01/2014 - 00:00
O Prêmio IAP de Literatura contemplou a produção de integrantes da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Na próxima sexta-feira (10), o professor Denis Bezerra, do curso de Licenciatura em Letras, e a licenciada em Língua Portuguesa, Cíntia Imbiriba, lançarão suas obras pelo Instituto de Artes do Pará (IAP). O lançamento acontecerá no próprio Instituto, às 19h.
 
Como fruto de sua formação no mestrado, Denis Bezerra escreveu Memórias Cênicas: Poéticas Teatrais na cidade de Belém (1957 – 1990), que traz depoimentos de grandes nomes do teatro paraense, entre eles, Maria Sylvia e Benedito Nunes, e João de Jesus Paes Loureiro, além de registros históricos sobre o teatro em recortes de jornal. A obra do professor busca divulgar as produções teatrais realizadas no estado, além de investigar as transformações das poéticas utilizadas pelos grupos em atividade na segunda metade do século XX, como o Norte Teatro Escola e Cena Aberta. “O Norte Teatro Escola se configura na tradição do texto literário. Enquanto o Cena Aberta, em certo momento, passa para a experimentação e explora temas que, na época, eram tabus, como a AIDS”, ressalta.
 
Segundo o professor, o prêmio do IAP tem grande importância para os acadêmicos, visto que ele possibilita a circulação das produções paraenses. “Já publiquei alguns artigos, mas este é o primeiro livro que escrevo sozinho. É importante conseguir publicar um trabalho acadêmico. A maior contribuição é falar de pessoas, de grupos que se propuseram a pensar a arte no século XX no Pará, a falar de teatro. A obra também contribui com as pessoas que queiram estudar a história do teatro paraense”, ressalta o professor.
 
Já Cíntia Imbiriba, se inspirou nas histórias que ouvia enquanto morou em São Luis, capital do Maranhão, para escrever o livro Ana Jansen: O Fantasma mais famoso do Maranhão, voltado ao público infantil. Segundo Cíntia, Ana Jansen é uma figura lendária no estado, e viveu entre os séculos XVIII e XIX. “Quis transformar a história dela em uma coisa engraçada, mas enquanto eu escrevia achava muito séria, foi quando decidi brincar com as palavras. Este prêmio transformou a minha vida, ele atiçou ainda mais a minha certeza de querer escrever. Amo escrever, resgatar memórias”, ressalta.
 
Criado em 2002, o Prêmio IAP de Literatura oferece a edição e impressão de 500 exemplares de cada título premiado, e revela e incentiva obras de autores paraenses. O Prêmio também já foi responsável pelo lançamento de mais de 30 títulos, tornando-se uma ferramenta valiosa de valorização da arte paraense.
 
Ouça a fala do Prof. Denis Bezerra
 
 
Ouça a Fala de Cintia Imbiriba
 
Serviço:
Premio IAP de Literatura. Lançamento dos livros Memórias Cênicas: Poéticas Teatrais na cidade de Belém (1957 – 1990, de Denis Bezerra, e Ana Jansen: O Fantasma mais famoso do Maranhão, de Cintia Imbiriba.
Data: 10 de janeiro de 2014
Local: Instituto de Artes do Pará. Praça Justo Chermont,  n° 236 (ao lado da Basília Santuário de Nazaré). Bairro Nazaré.
Hora: 19hEntrada Franca.