Professor português debate pesquisa no CCSE

Enviado por Daniel Leite em Seg, 18/02/2019 - 00:00
Na última sexta, 15, ocorreu a palestra "Pesquisa Participativa e Pesquisa Ação: o papel do pesquisador" com o pesquisador Dr. José Ribeiro da Universidade Aberta de Portugal. O evento foi realizado no Auditório Paulo Freire no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI) em parceria com o grupo de pesquisa Genseg.

A temática desenvolvida durante a palestra é muito necessária dentro da comunidade acadêmica, pois tem como objetivo debater sobre os caminhos que o pesquisador científico pode optar durante o processo de realização de uma pesquisa. "Quando começamos a pensar a temática desse seminário, levamos em consideração algumas problemáticas que percebemos no próprio meio universitário em termos de pesquisa com relação ao que ele deve fazer e como dever se portar",  comentou o professor de História Icaro Chagas, que faz parte da organização do evento.

Durante o seminário, o palestrante enfatizou que ao começar uma pesquisa científica de campo, é necessário olhar para a prática antes de olhar para o discurso, haja vista que uma pesquisa é composta pelos interesses do pesquisador face os interesses do pesquisado. "É preciso substituir a ideia de transmissão de saberes, por uma noção elaborada de competências metodológicas, pois o objetivo é desenvolver uma racionalidade instrumental que possa ser aplicada metodologicamente" afirmou com seriedade o Dr. José Ribeiro.

A palestra funcionou como uma bússola para aqueles que estavam procurando uma orientação do seu papel como cientista acadêmico. É importante olhar a pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em associação com os agentes do seu objeto estudo para a resolução coletiva, no qual pesquisadores e pesquisados se unem para alcançar o olhar crítico sobre a problemática da qual se deparam, portanto, o seminário funcionou como um desembaraçador para aqueles que procuravam uma luz para suas pesquisas. "Estou aqui nessa palestra, porque estou me preparando para fazer o meu mestrado por isso procuro venho com a intenção de discutir possibilidades de avaliação do meu projeto de pesquisa" comentou o filósofo-pesquisador Rogério Nunes que participou do seminário.

O evento teve a participação massiva dos estudantes e contou com o apoio da Pró-Reitorida de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Centro Acadêmico de História (Cahis), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (GEIA) . Além disso, teve entrega de certificado com carga horária de 5h e foi aberto para o público em geral.

Texto: Danie Leite
Foto: Marcello Sarmento