Professora da Uepa lança livro sobre inclusão nas escolas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 03/06/2015 - 00:00
O livro foi escrito exclusivamente por Irene Elias que já participou, como coautora, de diversas outras publicações com essa mesma temática
 
A professora e coordenadora do Campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Tucuruí, Irene Elias Rodrigues, lançou na XIX Feira Pan – Amazônica do Livro, a obra intitulada A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Processo Educativo Escolar: Uma Experiência Inversa.
 
Com a publicação, a professora idealiza que o público compreenda que a inclusão educacional é uma questão de cidadania e respeito às diferenças e que o processo de inclusão é irreversível, não podendo ser ignorado. A produção leva o leitor a refletir sobre a valorização do ser humano, observando que quando as pessoas se dispõem a executar um bom trabalho a mudança ocorre de forma produtiva.
 
“ O livro foi elaborado com base em um trabalho que venho acompanhando desde a década de oitenta e da necessidade de se fazer uma educação para todos sem discriminação e exclusão”, explica Irene.
 
A obra aborda o processo de inclusão feita de uma forma contrária. Uma escola de educação especial, após inúmeras tentativas ineficazes de incluir alunos com deficiência no ensino regular decidiu receber todos os alunos e, com isso,  propiciar a inclusão antes limitada. “O meu objetivo é fazer com que as instituições de ensino repensem suas propostas pedagógicas de modo a entenderem que a educação é um direito de todos e que ninguém pode ser privado desse direito”, conclui.
 
Este é o primeiro livro escrito exclusivamente por Irene Elias. A professora já participou como coautora de diversas publicações e, atualmente, escreve uma série, também sobre inclusão, dedicada ao público infanto-juvenil cujo texto está em fase de conclusão.
 
A obra A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Processo Educativo Escolar: Uma Experiência Inversa está disponível para compra na Feira Pan – Amazônica e custa R$ 50,00 reais. A Feirasegue até 7 de junho, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
 
Texto: Alberto Dergan