Professora da Uepa recebe prêmio do MEC

Enviado por Ize Sena em Ter, 10/02/2015 - 00:00
A docente faz parte do quadro do Centro de Ciências Sociais e Educação. O prêmio é destinado aos professores que influenciam positivamente na educação pública no Brasil

A Professora Diana Lemes Ferreira do Departamento de Educação Geral do  Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) concorreu e ganhou o 8ª Prêmio Professores do Brasil com o projeto Educação Para o Trânsito: a vida pede passagem: o Benguí antes e depois da Avenida Independência/Centenário.

Em parceria com a Universidade, e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a professora estimulou a construção de uma via pública pedagógica no pátio da Escola Municipal Walter Leite Caminha e a realização de oficinas de educação sobre o trânsito. O projeto incluiu atividades como leitura de jornais, pesquisa de charges na internet, concurso de criação de logotipo e slogan, além de projeção de filmes, confecção de placas de sinalização e jogos educativos.

O projeto tem o intuito de oportunizar uma reflexão consciente sobre o papel social do cidadão no trânsito. “O objetivo do trabalho foi contribuir para que os alunos e a comunidade escolar compreendessem a importância do trânsito como parte integrante de seu cotidiano”, explica Diana.

Ainda para a docente, “o prêmio dá oportunidade de mostrar que um trabalho desenvolvido em escola pública pode ser de qualidade. Estou feliz pelo reconhecimento e valorização profissional que venho recebendo de vários setores da sociedade’’, afirma.

O “Prêmio Professores do Brasil é uma das ações do Ministério da Educação (MEC) e objetiva a valorização destes profissionais no país. Na última edição, mais de 6 mil projetos foram inscritos e apenas 39 foram selecionados, entre eles, o da professora Diana Lemes. “Uma das questões importantes é mostrar que a Universidade pode estreitar os laços com a escola pública, fortalecendo seu tripé de atuação que é a pesquisa, ensino e extensão”, acrescentou a professora.

Atualmente, existem mais de dois milhões de educandos na Educação Básica, de norte ao sul do país, em escolas urbanas e do campo. O prêmio é destinado aos professores que se dedicam para melhorar a qualidade da educação pública no Brasil.

Texto: Alberto Dergan
Edição: Janine Bargas