Professora tem sessão de autógrafos na Feira do Livro

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 31/05/2016 - 16:11

A obra Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia Reflexões Epistemológicas e Políticas, das docentes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Sônia Araújo, Laura Maria Alves e Sônia Bertolo, teve seu lançamento na manhã de hoje, na XX Feira Pan-Amazônica do Livro. A professora Laura Alves esteve no Ponto do Autor, onde recebeu amigos e autografou cópias da obra. A Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) levará diariamente autores recém-publicados à Feira, para divulgar as obras de cunho científico para um público mais diversificado.

Durante sua hora de autógrafos, a professora Laura Alves aproveitou para debater seu conteúdo e receber o carinho dos amigos. “Acho esse espaço fundamental, pois é uma maneira de incentivar autores locais, além de expor o conteúdo à públicos diferentes. O ambiente que criaram para nós, autores, também é muito bonito e bem planejado”, elogiou. Para ela, apenas o horário da sessão de autógrafos se mostrou dificultoso. “De manhã é complicado para muitas pessoas virem até a Feira. Talvez em edições futuras, o período noturno pudesse ser melhor distribuído entre os autores”, opinou.

O coordenador da Eduepa, professor Paulo Murilo Amaral, também participou da sessão e elogiou a inicitiva da Feira Pan-Amazônica de dar espaço ao que é produzido no Pará. “Essas obras já haviam sido lançadas na própria Universidade, mas decidimos fazer esse novo lançamento para aproveitar a oportunidade da Feira. As obras de pesquisa científica normalmente já tem seu publico certo, porém, temos aqui uma chance de divulgar as obras para um grupo mais heterogêneo de leitores”, observou.

A participação da Uepa no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) ocorre há três anos. Na Feira Pan-Amazônica, a Uepa tem espaço privilegiado no estande da Associação, mas, por meio da parceria, a Editora pode participar de quaisquer eventos em que a Abeu estiver presente. “Essa parceria nos é fundamental porque a Abeu é uma entidade representativa das editoras universitárias de peso. Publicar em conjunto com essas editoras é importante, pois podemos reforçar o papel da Eduepa nessas ações de divulgação do conhecimento científico”, afirmou o professor Paulo Murilo. Além da Eduepa, há no estande mais de 20 editoras universitárias de todas as regiões do Brasil, também associadas da Abeu.

Todos os dias, sempre às 11h, autores da Eduepa estarão disponíveis para o público. Amanhã, o professor Altem Pontes autografa a obra Ciências Ambientais Pesquisas em Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade; No dia seguinte (2), O Estágio na Formação do Pedagogo Reflexões e Vivências será autografado por Jacirene Albuquerque, João Mota Neto, Osterlina Olanda e Willame Ribeiro. Na sexta-feira (3), as professoras Sônia Maria Araújo, Maria do Perpétuo Socorro França e Laura Maria Alves apresentam ao público da Feira o livro Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Republicano. A última obra a ser lançada será Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia, de Ana Irene Oliveira, Dilma Neves, Nonato Sá e Vera Maria Meireles.

 

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely