Professores da Uepa e UFPA apresentam "reflexões sobre o retorno presencial"

Enviado por nailanathiely em Qua, 04/11/2020 - 11:22

Uma pesquisa coordenada por professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA) originou uma cartilha com reflexões e sugestões de práticas que podem contribuir para uma futura retomada de atividades presenciais nas Instituições do Ensino Superior (IES) públicas de Belém-PA. "Reflexões sobre o retorno presencial - Vozes da comunidade acadêmica" é resultado de um levantamento quantitativo e qualitativo com mais de 2000 membros da comunidade acadêmica, validado pela avaliação de dez juízes membros desta mesma comunidade.

O trabalho é voltado, sobretudo, às demandas de saúde mental da comunidade acadêmica. Trata-se de um documento digital, de 20 páginas, que busca uma compreensão acessível a todos. A pesquisa foi aprovada por comitê de ética e realizada por meio de formulário on-line. Foram convidados graduandos, pós-graduandos, docentes e técnicos-administrativos de Instituições de Ensino Superior públicas de Belém.

A iniciativa é coordenada pelo professor Paulo Delage (Uepa) e pela professora Aline Menezes (UFPA) que atuam na área de psicologia escolar. Aline Menezes coordena o Laboratório de Soluções Educacionais (LSE) e desenvolve projetos de extensão sobre saúde mental entre graduandos e pós-graduandos. O professor Paulo Delage atua no grupo  de pesquisa G.A.M.E.S,  que estuda jogos aplicados aos contextos de ensino, educação e saúde, sediado na Escola de Enfermagem da Uepa, desde 2017.

Durante as discussões realizadas entre os grupos no período de isolamento social foram identificados altos níveis de ansiedade entre alunos em relação ao retorno às atividades presenciais, fator comum a outras instituições de ensino superior. Na pesquisa inicial, observou-se que estes impactos psicológicos são decorrentes não apenas pelo medo de adoecer, mas da situação econômica e do luto, prejudicado pelas medidas sanitárias que inviabilizam rituais sociais importantes para o enfrentamento saudável desta experiência, como velórios e funerais.

Para o professor Paulo Delage,  a principal relevância da pesquisa é o auxílio às instituições para um retorno de atividades que considere  as questões acadêmicas e o aspecto psicológico da comunidade. “É preciso pensar que teremos que retornar ao trabalho lidando com perdas pessoais, sofridas no seio familiar e entre amigos, e coletivas, já que tivemos perdas de colegas nesse período. "Além disso, como o material foi produzido a partir da escuta da própria comunidade, não se trata de uma cartilha genérica, mas um material voltado para as demandas e anseios imediatos da nossa comunidade. Seu conteúdo reflete como alunos, professores e técnicos estão se sentindo em meio à iminência do retorno presencial nas instituições de ensino superior de Belém. É importante, portanto, que essas instituições levem esses achados e orientações em consideração, pois não estamos falando apenas de números aqui - estamos falando sobre nós mesmos", avalia.

A cartilha tem sido divulgada pelas redes sociais, mas pode ser solicitada pelo e-mail labsolucoeseducacionaisufpa@gmail.com ou acessado online pelo link https://ascom.ufpa.br/links/outros/CartilhaReflexoes.pdf .

Texto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa
Foto: Reprodução Cartilha