Professores da Uepa homenageados com a medalha Guilherme de La Penha

Enviado por Guaciara Freitas em Sex, 28/10/2022 - 13:32

O desejo de homenagear pessoas que contribuíram com a educação matemática no estado, levou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) Regional Pará, a criar a Medalha Guilherme de La Penha, que foi concedida pela primeira vez este ano, durante a 13ª edição do Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM). E entre os nove professores que receberam a honraria, estão Miguel Chaquiam e Pedro Sá, que integram o curso de Matemática da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Envolvidos com a educação matemática há aproximadamente 40 anos, ambos os professores receberam com alegria a homenagem, pois a história do EPAEM se cruza com as histórias deles próprios, seja na atuação como professores, pesquisadores ou dirigentes da SBEM. Em 1998, os professores Pedro e Miguel, já estavam envolvidos na iniciativa para a realização do primeiro Encontro Paraense de Educação Matemática, realizado em janeiro de 1999. “Naquela ocasião eu estava como coordenador do curso de Licenciatura em Matemática e também da primeira Especialização em Educação Matemática da Uepa. Foi com o apoio dos estudantes e dos professores da Uepa, da Seduc e da Semec, que conseguimos realizar o evento nas dependências da Escola Tenente Rêgo Barros”, relembrou o professor Pedro Sá.

Para o professor Miguel Chaquiam, pesquisador dedicado à história da matemática, “a Educação Matemática no Pará está consolidada e essa consolidação se deve, em grande parte, aos trabalhos desenvolvidos pela SBEM-PARÁ, principalmente pela realização dos Encontros Paraense de Educação Matemática (EPAEM), em conjunto com grupos de professores/pesquisadores de diversas Instituições de Ensino”.

Os professores homenageados fazem questão de dizer que embora eles tenham recebido a medalha, vários outros colegas estavam com eles nesse percurso e mencionam nomes como os dos professores Natanael Freitas Cabral, Neivaldo Silva, José Maria de Jesus Souza.

Guilherme de La Penha

O físico e matemático, que dá nome à medalha, é considerado um dos maiores cientistas paraenses, com relevante contribuição para o desenvolvimento da ciência e da educação brasileira. A trajetória de La Penha é um dos interesses de estudo do professor Miguel Chaquiam, que teve oportunidade de assistir a algumas aulas com ele durante a realização de um curso. Do mesmo modo, o professor Pedro Sá teve a oportunidade de conhecer o Guilherme de La Penha quando cursou mestrado em matemática. “Algumas vezes ele ministrou palestras no então Centro de Ciências Exatas e Naturais, hoje Instituto de Ciências Exatas e Naturais. La Penha, sempre muito preparado e divulgando resultados de pesquisas que tinha realizado".

Entre os professores que também receberam a medalha estão: Maria José de Freitas Mendes, Iran Abreu Mendes, Tadeu Oliver, Renato Guerra e Francisco Hermes, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Maria Lúcia Rocha e Rita Alencar Gil, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
Fotos: Messias Azevedo e Marília Jardim (Ascom Uepa)