Para divulgar recentes e inovadoras pesquisas com o foco na transformação no campo da educação na Amazônia nos últimos duzentos anos, o livro A História da Educação na Amazônia: múltiplos sujeitos e práticas educativas será lançado na próxima quarta-feira, 19 de dezembro, no Museu do Estado do Pará Lauro Sodré, na sala de artes, às 18h.
A obra é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Região Norte do Brasil, sendo organizado pelos professores Maria do Perpétuo Socorro França da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Sidney Lobato da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Vitor Sousa Cunha Nery da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). O objetivo dos pesquisadores é favorecer os estudos da educação na Amazônia a partir de diferentes olhares, recortes e fontes de pesquisa. “O livro é resultante de pesquisas apresentadas no I Encontro Amapaense de História da Educação, realizado pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Amapaense e foram dois anos para organização e publicação do livro”, afirma a professora da Uepa, Maria do Perpétuo Socorro França.
Segundo a professora, o leitor vai encontrar textos importantes sobre a historiografia educacional na Amazônia, abordando temas como: as políticas e instituições educacionais, crianças e infância, intelectuais e cultura material escolar, festividades cívicas etc.
O lançamento do livro é aberto para toda a comunidade acadêmica e externa.
Serviço:
Lançamento do Livro A História da Educação na Amazônia: múltiplos sujeitos e práticas educativas
Data: 19 de dezembro (quarta-feira)
Hora: 18h
Local: Museu do Estado do Pará, Palácio Lauro Sodré. Endereço: Praça Dom Pedro II, s/n, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Texto: Viviane Nogueira.
Foto: Nailana Thiely