Profissionais da Saúde trocam experiências em Especialização de Apoio ao SUS

Enviado por Ize Sena em Sex, 27/11/2015 - 15:50

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), sediou na última quarta-feira (25), a Abertura dos Cursos de Especialização do Projeto de Apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os três módulos em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção, Regulação em Saúde no SUS e Gestão da Vigilância Sanitária foram iniciados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Servidores da saúde da Uepa e de outras instituições ligadas ao SUS participaram da abertura nacional, às 9h, via teleconferência simultânea nas 31 regiões, e após às 10h, da abertura regional.  As atividades foram elaboradas com base no programa Problem Based Learning(PBL), em que o conhecimento dos participantes é compartilhado coletivamente, por meio de um facilitador, para que o grupo chegue a um resultado comum.

De acordo com a gestora de aprendizado do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Ellys Marina de Oliveira Lara, os aperfeiçoamentos buscam estimular os profissionais a mudarem a realidade atual da saúde pública. “Esse programa tem uma dimensão nacional, ele abrange cerca de 30 regiões do país com expectativa de transformar a realidade do SUS nos estados através da construção de novos projetos aplicados pelos gestores regionais, sob o apoio do Ministério da Saúde”, diz ela.

Para a professora do curso de Enfermagem da Uepa, Mary Elizabeth de Santana, capacitações são necessárias para atender a população. “Eventos como esse são de extrema importância para a sociedade como um todo e a Uepa, ao longo dos seus 22 anos de ensino, vem buscando meios para contribuir na capacitação dos profissionais da área da saúde, objetivando a atuação em diversos pontos desse imenso estado chamado Pará”.

Texto: Renata Paes
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa