Prograd promove I Encontro de Iniciação à Docência

Enviado por Ize Sena em Seg, 21/09/2015 - 12:05
O evento será um momento de reflexão sobre os avanços, limites e desafios do Programa de Iniciação como política pública de educação, para formação e valorização do magistério paraense

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Coordenação Institucional do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), realiza, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, o I Encontro de Iniciação à Docência, com o tema: Desafios e caminhos para a formação de professores no contexto amazônico. O evento será realizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e é direcionado a todos os bolsistas.

Programação cultural e palestras, sobre as tecnologias de informação e comunicação (Tics) e as estratégias de ensino do Pibid na formação do professor; avanços, limites e desafios no contexto amazônico; a construção de metodologias inovadoras no ambiente escolar, entre outras, fazem parte da programação.

Segundo os organizadores, o encontro será um momento de reflexão sobre os avanços, limites e desafios do Programa de Iniciação como política pública de educação para formação e valorização do magistério no contexto brasileiro e, em particular, amazônico paraense. Além disso, será a oportunidade de socializar, refletir e debater acerca das experiências e sistematizações acadêmicas do Programa na Uepa, apontando seus avanços, limites e possibilidades à valorização da formação do professor.

“O PIBID tem auxiliado na formação dos estudantes de licenciatura no sentido de aproximá-los da realidade escolar, possibilitando colocar em prática desde cedo o conhecimento adquirido em sala de aula. Ao mesmo tempo, a auxílio financeiro recebido em forma de bolsa tem favorecido a permanência de estudantes na instituição e facilitado a aquisição de materiais de estudo importantes para a sua formação”, explica o coordenador institucional do PIBID, Ruy Henderson Filho.

A Universidade faz parte do Pibid desde 2011. Iniciou com seis projetos nas áreas de matemática, música e educação física. No ano seguinte ampliou-se para doze, incluindo as áreas de química e biologia. Em 2014, a Universidade submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quinze projetos que foram avaliados e aprovados. Atualmente, 300 bolsistas fazem parte do Programa de Iniciação Científica.

Serviço: O I Encontro de Iniciação à Docência ocorre nos dias 23, 24 e 25 de setembro, a partir das 8h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo. Todos os bolsistas estão automaticamente inscritos.

Mais informações: (91) 3233-7606 ou pelo e-mail pibid.uepa@gmail.com

Texto: Alberto Dergan