Programa de Mobilidade da Abruem inscreve até 8/7

Enviado por Daniel Leite em Seg, 01/07/2019 - 11:53

Foram prorrogadas até o dia 8 de julhoas inscrições para o Programa de Mobilidade Nacional (PMN) da Associação Brasileira das Universidade Estaduais e Municipais (Abruem). O certame é realizado em parceria com universidades de âmbito estadual e municipal afiliadas. Podem participar da seleção estudantes de cursos de graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES). As vagas ofertadas são para as candidaturas do segundo semestre de 2019.

O objetivo do PMN é promover o intercâmbio de discentes de graduação dentro do território brasileiro, oportunizando aos alunos a possiblidade de vivenciar diversos métodos didáticos e pedagógicos com o intuito de trocar conhecimentos e elementos culturais entre as regiões do país, por meio de atividades estudantis complementares e projetos de extensão e pesquisa. Com isso, a Associação busca expandir a formação dos estudantes e colaborar para o desenvolvimento regional e, consequentemente, nacional. O Programa abre dois editais por ano para a seleção de graduandos interessados em fazer intercâmbio nacional com duração entre seis e doze meses.

O candidato deve se inscrever na instituição em que pretende fazer a mobilidade e cumprir os requisitos necessários explícitos no edital de seleção, entre eles, a entrega de documentos exigidos no departamento responsável pela mobilidade na instituição de origem. Na Uepa, os documentos devem ser enviados à Coordenação de Relações Internacionais (Crein). Além disso, o estudante interessado na mobilidade deverá apresentar um plano de estudos aprovado pelo coordenador do curso na universidade em que faz a graduação, e uma carta de recomendação assinada pela instituição.

Confira:

Edital de prorrogação

Sobre a Abruem

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, a Abruem atende milhares de alunos, em todos os níveis do Ensino Superior nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância. Com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem na interiorização do ensino universitário  uma das principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.

A Abruem é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação, encontros diplomáticos, entre outras.

Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Nailana Thiely