Educação popular, práticas educacionais e as influências de Paulo Freire na América Latina são alguns dos temas que serão debatidos de 28 a 30 de abril na Universidade do Estado do Pará.
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), promove o II Seminário Interinstitucional com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e a XII Jornada Paulo Freire, de 28 a 30 de abril. Os eventos fazem parte da programação em comemoração aos dez anos do PPGED.
Educação popular, práticas educacionais e as influências de Paulo Freire na América Latina são alguns dos temas que serão debatidos no evento. Também serão apresentados os resultados das pesquisas e as experiências educativas do Projeto Casadinho, projeto de intercâmbio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). O Casadinho faz pesquisas sobre o desenvolvimento do pensamento de Freire no contexto latino-americano.
“Este ano, todos os eventos do Programa ou dos grupos de pesquisas de docentes que estão vinculados a ele serão incluídos nas atividades de comemorações do PPGED. Com esses eventos daremos visibilidade ao que o Programa vem desenvolvendo nos dez anos de sua existência”, ressalta a coordenadora do Mestrado em Educação, Ivanilde Apoluceno.
A influência de Paulo Freire
O pensador é um dos mais influentes pesquisadores no campo da educação popular de jovens e adultos, não só no Brasil, mas em diversos países. Segundo a professora Ivanilde Apoluceno, Freire “trata a educação de forma ética e política compromissada com o processo de inclusão social e a transformação da sociedade para ser mais justa e solidária”.
Nos últimos protestos realizados contra o atual governo do Brasil, um dos cartazes de manifestantes exibia a faixa “Fora Paulo Freire”. A coordenadora do PPGED explica que “por tratar de uma pedagogia crítica, não se constitui em uma educação alienadora, tal como algumas pessoas pensam de forma errônea. A rejeição em grande parte é pelo desconhecimento da obra de Paulo Freire ou de interpretações equivocadas de suas leituras”.
O PPGED
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Uepa é um dos programas na área de educação mais procurados do estado. De 2007 a 2014, o programa teve 181 dissertações defendidas. Durante os 10 anos de existência houve um aumento do número de docente. Hoje conta com 17 docentes, sendo 11 deles pós-doutores.
“Temos duas linhas de pesquisas: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Saberes Culturais e Educação na Amazônia, que vêm contribuindo para consolidar a pesquisa nestas duas linhas de investigação na Amazônia”, ressalta a professora a coordenadora do Programa.
Inscrições
As inscrições para o II Seminário Interinstitucional com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e a XII Jornada Paulo Freire são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de abril por meio do email ppgeduepa@hotmail.com. A programação ocorre no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo em Belém.
Confira a programação completa
Texto: Igor Augusto