Ação de promoção à saúde do servidor visa criar estratégias e ações de prevenção e educação, proporcionando o acesso à construção de novos conhecimentos
*Atualizado em 16 de junho de 2015, às 13h23
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe), realiza nesta terça-feira (16), de 8h30 às 11h e das 14h30 às 16h30, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), a primeira etapa do Programa de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor.
Atendimentos como verificação da pressão arterial, nível de glicemia, índice de massa corporal (IMC), medição da circunferência abdominal, avaliação do nível de estresse e pesquisa sobre os hábitos alimentares são disponibilizados aos servidores do Campus V. O objetivo é fazer um levantamento acerca de aspectos de saúde que comprometam ou possam vir a comprometer a qualidade de vida dos servidores.
A servidora Ana Suely Mizuno, de 51 anos, conta que a sua preocupação é com o nível de glicemia do sangue, devido a complicações em sua família. “Tem duas pessoas com diabetes na família, então estou me cuidando, usando o adoçante ao invés de açúcar”, conta Ana Mizuno. A servidora também irá ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) para receber orientações de nutrição.
Os atendimentos foram feitos pelos estudantes do 5º semestre do curso de Enfermagem da Uepa, o que possibilitou o aprendizado. O coordenador da equipe de estudantes que fez os atendimentos, Lucas Dressler, conta que “o mais importante é cuidado com o próximo. No caso, estamos cuidando do servidor da Uepa e colocando em prático o que aprendemos”.
A segunda etapa, prevista para ocorrer em agosto, será constituída de ações sistematizadas de promoção à saúde, a partir do processamento de dados coletados e das problemáticas identificadas ainda nesta primeira etapa. O próximo atendimento do Programa vai ocorrer na próxima quinta-feira (18) no CCBS.
Programa
O desenvolvimento do Programa de Qualidade de Vida visa criar estratégias de promoção à saúde e de ações de prevenção e educação junto aos servidores, proporcionando o acesso à informação e à construção de novos conhecimentos, orientando-os na tomada de decisão por hábitos de vida mais saudáveis. “O Programa indica o reconhecimento da importância do servidor para a Universidade e sua gestão. A valorização do servidor faz parte da nossa política de gestão de pessoas”, ressalta o coordenador da Codepe, Carlos Perea.
Texto: Alberto Dergan com colaborações de Igor Pereira
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa