A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas até o dia 19 de novembro para o Processo Seletivo Unificado dos Programas de Residência Médica (PRM) do Estado do Pará. As 218 vagas estão distribuídas nas cidades de Belém, Ananindeua e Santarém, com previsão para início no ano de 2021. A inscrição é no valor de $400 e deve ser feita exclusivamente pela internet.
Em virtude dos editais dos Processos Seletivos para Residência Médica e Multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica, coordenado pela Uepa, estarem com datas coincidentes da prova objetiva, além da pandemia da Covid-19, que ainda se estende, a Uepa optou pela alteração da data da prova objetiva, marcada agora para o dia 12 de janeiro de 2021, às 8h. O comunicado oficial referente ao Edital 42/2020 pode ser acessado na íntegra aqui.
Do total de vagas que o PRM ofertará, 188 especialidades são para as cidades de Belém e Ananindeua e as outras 30 para o município de Santarém. Seguindo as normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Comissão de Residência Médica (Coreme) da Uepa serão disponibilizadas nas seguintes instituições, além da própri Universidade: Hospital Ophir Loyola (HOL), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e Hospital do Pronto Socorro Mário Pinotti (HPSMMP).
Segundo a coordenadora da Comissão de Residência Médica da Uepa, Regina Carneiro, o PRM é essencial para atualização e manutenção do quadro profissional de médico dentro do território brasileiro e, no caso específico, no Estado do Pará em função da possibilidade de fixação de médicos formados na região dos campi interiorizados. “Todo programa de residência credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica tem grande importância na saúde brasileira, pois é nele que os médicos se capacitam nas especialidades médicas. No caso da Uepa temos uma importância a mais por podermos, através do campus de Santarém, ofertar residências fora da capital, favorecendo médicos formados no interior, e assim ajudar na fixação desse médico nas regiões interiorizadas. Portanto, o PRM tem um valor fundamental para a saúde paraense, porque reúne nele a grande maioria das vagas de residências públicas do Estado do Pará”, afirmou.
Aqueles que desejam se candidatar a uma vaga devem estar atentos à escolha dos Programas de Residência, em função de que cada Instituição oferece especialidades diferentes e com número limitado de vagas. As especialidades ofertadas são: Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgião de Mão, Cirurgia Básica (2 anos), Cirurgia do Trauma, Cirurgia Geral (3 anos), Cirurgia Pediátrica, Clinica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Hemodinâmica, Hepatologia, Infectologia, Mastologia, Medicina da Família, Medicina de Urgência, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Psiquiatria, e Urologia.
A escolha do Programa de Residência Médica (PRM) é única e intransferível e o candidato se torna responsável pelas informações prestadas, podendo inscrever-se tão-somente em uma única especialidade como pré-requisito conforme explicitado no edital e em acordo com as normas de todas as instituições participantes.
A seleção será executada pela Uepa, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Nailana Thiely