Em 29 de maio de 1919, uma equipe da Royal Astronomical Society esteve no Brasil, mais precisamente em Sobral-CE para fotografar um eclipse, a atividade, até certo ponto corriqueira, acabou se tornando um dos maiores marcos da Física, servindo como uma comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Para marcar a data, o grupo de pesquisa em Física e em Ensino de Física do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza no próximo dia 22 de maio um evento que trará para o auditório Paulo Freire do Campus I pesquisadores de diversas instituições debatendo o momento histórico. A programação gratuita é aberta a todos os interessados no tema.
Conhecido na área como o Eclipse de Sobral, o evento contribuiu significativamente para as comprovações experimentais do desvio gravitacional da luz, que deu base à Teoria da Relatividade Geral desenvolvida por Albert Einstein, em 1915. Os profissionais fotografaram estrelas cujos raios luminosos atingiam a Terra e passaram próximos do Sol. Após analise dos negativos das imagens, chegaram à conclusão que as estrelas não ocupavam suas posições habituais então esperadas no firmamento, aparecendo ligeiramente deslocadas em valores que, frente à precisão experimental, eram em muito compatíveis com os previstos pelos cálculos baseados na teoria da relatividade, sendo a luz influenciada pela presença do campo gravitacional o sol.
A observação destes achados trouxe ampla aceitação para a então recente teoria, mudando os rumos da Física. Na cidade de Sobral foi erguido um monumento para lembrar o feito e também um museu, onde encontram-se em exposição a luneta utilizada para a observação e fotografias tiradas na ocasião.
Programação
O evento abre às 8h, com palestra do Prof. Dr. Glauber Tadaiesky Marques (UFRA) intitulada Introdução à Teoria da Relatividade Geral. O pesquisador tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia, atua principalmente nos seguintes temas: buracos negros, teoria quântica de campos em espaço-tempo plano e curvo, cosmologia e gravitação e ondas gravitacionais.
Às 9h, o Prof. Dr. Marcelo Costa de Lima (UFPA) ministrará a palestra 100 anos do eclipse de Sobral. Tarimbado na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, ele tem atuação principalmente nos seguintes temas: inconsistências da eletrodinâmica clássica, reação à radiação, e monopólos magnéticos de Dirac, história e desenvolvimento da eletrodinâmica Clássica.
Em seguida, às 10h, o Prof. Me. Erick Elisson Hosana Ribeiro (Uepa), Prof. Dr. Jônatas Barros e Barros (UFPA) e Prof. Dr. José Jerônimo de Alencar Alves (UFPA) serão os debatedores da mesa redonda intitulada A ascensão da Astronomia no contexto do episódio do eclipse de sobral: algumas considerações históricas. O Prof. Erick Ribeiro atua na área de História da Ciência, com foco nas seguintes áreas: História e Filosofia da Ciência, Ensino de Física, Ensino de Ciências e História da Engenharia e da Astronomia na Amazônia. O Prof. Jônatas Barros realiza pesquisas no campo da História das Ciências e Educação, com foco principal em desenvolver trabalhos sobre a História da Educação Científica na Amazônia. O Prof. Jerônimo Alves foi pesquisador do Centro de História da Ciência Tecnologia da USP e do Centre National de la Recherche Scientifique- CNRS/Paris e atua, sobretudo, como pesquisador nas áreas História da Ciência e Epistemologia e História do Ensino de Ciências.
Encerrando o evento, às 11h30, haverá o lançamento e uma seção de autógrafos da 2ª edição do livro Luzes encurvam-se no Céu: Einstein, Mito e Ciência, de autoria do Prof. Jerônimo Alves. O livro, publicado pela Livraria da Física, estará a venda no Auditório Paulo Freire pelo valor de 15 reais.
Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE
Foto: Royal Astronomical Society