O campus de Igarapé-Açu da Universidade do Estado do Pará (Uepa) substituiu sua Semana do Calouro por uma homenagem à aluna Leandra Ribeiro, que faleceu no último final de semana. O clima de consternação no campus foi convertido em uma programação que une orações e cânticos religiosos com palestras informativas sobre violência contra a mulher e atenção à saúde psicológica. A celebração inicia hoje (23), a partir das 17h, e se estende até amanhã (24).
Não se sabe ao certo o que levou a estudante do curso de Ciências Sociais, Leandra Ribeiro, de 20 anos, ao suicídio. Amigos e familiares afirmam que a jovem sempre foi muito alegre e atenciosa e “não dava sinais de depressão”, fato que, em si, pode não significar muito. Buscando esclarecer e alertar a juventude, a coordenação do campus decidiu suspender a festiva Semana do Calouro e criar uma programação voltada para o tema.
Hoje, a partir das 17h, o momento religioso do tributo será divido em três partes: um culto que homenageará a jovem; a apresentação de um vídeo com imagens cedidas por amigos; e cantos e leitura de poemas e textos sobre o amor e a amizade dos colegas de Leandra.
Amanhã, o campus receberá a palestra “Violência contra Mulher”, ministrada pela professora doutora Lilian Sales, coordenadora do grupo de estudos feminista ZOE, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e outra intitulada “Transtornos Psicológicos: a importância que devemos dar”, apresentada pelo professor doutor em Antropologia Social, Wladimir Cardoso, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea (Cogitans), também da UFPA. A programação inicia às 15h.
Texto: Fernanda Martins