Programas de Pós-Graduação elevam nota na Capes

Enviado por Dayane Baía em Qua, 20/09/2017 - 16:29

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a avaliação dos Programas de Pós-Graduação de todo o país no quadriênio 2013 e 2016. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) manteve os padrões mínimos de qualidade dos oito programas e ainda elevou o conceito para 4 (desempenho entre bom e muito bom)em dois deles: Mestrado Ensino e Saúde na Amazônia (Esa)e Mestrado em Ciências Ambientais.

A primeira fase da avaliação foi concluída em agosto. Foram analisados programas com, pelo menos, um ano de funcionamento. As comissões de especialistas utilizaram como base as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira. Os critérios de avaliação consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.

Os resultados da avaliação têm usos diversos: estudantes se baseiam nas notas para escolher seus futuros cursos e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas segundo as notas atribuídas da avaliação. Os estudos produzidos são a base para uma agenda de redução de desigualdades entre regiões do Brasil ou no âmbito das áreas do conhecimento.

Novos Cursos

As áreas interessadas em estruturar novos cursos de pós-graduação Strictu Sensu na Uepa tem até o dia 31 de outubro para submeter propostas à Capes, por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN). A Propesp orienta que os projetos devem passar por avaliação preliminar e ser posteriormente submetidas à Plataforma Sucupira pelo coordenador.

O prazo para envio do projeto à Propesp é até o dia 17 de outubro. As submissões podem ser feitas presencialmente na sala da Pró-Reitoria ou pelos e-mails diretoriadepos@uepa.br e propesp@uepa.br.

Texto: Dayane Baía com informações da Capes

Foto: Nailana Thiely