O projeto nacional Anjos da Enfermagem é uma iniciativa voltada para profissionais de enfermagem e seus pacientes, com a missão de promover uma melhoria do atendimento aos pacientes por parte dos profissionais e futuros profissionais de enfermagem.
Fundado em 2004, o instituto funciona em núcleos estaduais por meio da seleção de estudantes das universidades e instituições de ensino parceiras, com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do estado e Conselho Federal de Enfermagem. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é a única instituição de ensino superior parceira do Anjos da Enfermagem no Pará.
As ações do instituto são desenvolvidas por colaboração voluntária de estudantes. O projeto utiliza a metodologia de Brinquedos Terapêuticos, que ajuda a confortar as crianças em situação hospitalar, além de educá-la sobre sua saúde de maneira lúdica.
Atualmente a Uepa possui 16 acadêmicos de enfermagem envolvidos no projeto, sendo 8 efetivos e 8 suplentes. A duração do voluntariado dos alunos é de um ano. Os estudantes após a seleção participam da Formação Anjos da Enfermagem, que ensina a formação teórica precisa para atuar no projeto.
As atividades incluem visitas intra-hospitalares, desenvolvidas de acordo com estudos científicos e técnicas de artes; além da participação em eventos, como congressos, seminários, visitas a asilos, postos de saúde e campanhas de vacinação. Nas ações, os Anjos da Enfermagem buscam sempre sensibilizar profissionais e público em geral sobre a importância da saúde e prevenção de doenças.
A parceria entre o projeto e a universidade existe desde 2010. Os alunos visitam algumas vezes por semana hospitais realizando atividades educativas e lúdicas, com foco em atenção a criança com câncer. Durante as ações, falam sobre alimentação saudável, higienização bucal com as crianças.
A professora Nazaré Cruz, coordenadora local do projeto através da Uepa, afirma que a atividade é benéfica tanto para estudantes quanto para as crianças atendidas. “Os alunos são chamados para palestrar em hospitais sobre a humanização na enfermagem, além de promoverem várias campanhas na época do natal, páscoa, dia das crianças. Isso mostra como os alunos se desenvolvem e amadurecem, obtendo experiência, desenvolvendo pesquisas”, explica.
A aluna de enfermagem da Uepa, Liliane Rogério, é voluntária desde agosto de 2018 e acredita que participar do projeto é um diferencial na graduação. “O Anjos da Enfermagem me ajuda muito no lado profissional e também no âmbito pessoal. Temos o contato direto com as crianças levando alegria e conhecimento. Além de contribuir para que sejamos profissionais mais humanizados e não robóticos”, conclui.
Mais informações:
Escola de Enfermagem “Magalhães Barata” – Campus IV / CCBS / UEPA
Endereço: Av. José Bonifácio, 1289 – São Brás
CEP: 66063-075 – Belém/PA
Contatos: CGENF (91) 3211.1602 / 1618
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely e Divulgação Anjos da Enfermagem Pará