Alunos do nível fundamental da Escola Municipal Anésia da Costa Chaves tiveram uma aula diferente, no dia 5 de junho, quando se comemorou o Dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente. Eles participaram do projeto de extensão Conhecendo a Biodiversidade da Universidade do Estado do Pará (Uepa) – Campus VI - Paragominas. O objetivo foi apresentar conhecimentos relacionados à biodiversidade da Amazônia como forma de sensibilizar as novas gerações para a conservação e uso adequado dos nossos recursos naturais.
O projeto conta com palestras sobre a fauna e flora da região e também apresenta as interfaces do mundo biótico com a água e solo. Os alunos participaram de dinâmicas e gincanas como trilha ecológica, jogo da memória com elementos da fauna e jogo de erros e acertos com a relação homem x flora. A proposta é promover a fixação dos conceitos e ainda conceder brindes e medalhas aos alunos mais afinados com o tema.
De acordo com o coordenador do projeto, Madson Sousa, que também é docente do curso de Engenharia Floresta, um dos momentos marcantes do projeto é a percepção dos alunos sobre a importância da Amazônia para as condições climáticas do Brasil. “Quando eles visualizam a contribuição da floresta como fonte de chuvas e reguladora do ciclo hidrológico em todo território nacional, eles conseguem associar a importância da manutenção da floresta em pé para garantia dos serviços ambientais a ela inerentes”, declarou.
Madson ainda ressaltou que o projeto permite que a Universidade transponha os seus limites físicos e leve conhecimento científico para comunidade do município, além de permitir que 15 alunos bolsistas de auxilio estudantil vivenciem no dia a dia a prática da extensão universitária.
Texto: Dayane Baía/Madson Sousa
Fotos: Madson Sousa