O projeto Trilhas nos Rios Cultura, Arte e Sustentabilidade do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), realizou, na última quarta-feira, 4 de novembro, atividades de educação em uma ação social na Escola Wandick Gutierrez, em Barcarena.
O objetivo do projeto é colaborar, por meio de ações educativas desenvolvidas em cursos, oficinas e palestras, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, promovendo uma realidade socioeducativa em escolas.
Fez parte da programação aulas de teatro; dança; artesanato, customização em camisas; artes visuais e plásticas, além de oficinas de iniciação musical (flauta) e ações pedagógicas desenvolvidas. Por meio da atividade fazendo arte houve contação de histórias e incentivos os alunos às práticas pedagógicas ambientais.
Segundo os organizadores, o projeto é voltado, também, para fazer uso da cultura local como instrumento principal para concretização de ações artísticas, culturais e educativas para o fortalecimento da cidadania e sustentabilidade.
A coordenadora do NAC, professora Ana Telma, fala que o propósito principal é incentivar o conhecimento de crianças, adolescentes e jovens de escolas. “Nós queremos promover, através da cultura local, arte e conhecimentos específicos, a formação de agentes na educação ambiental para que essas pessoas sejam capazes de formar opiniões sobre assuntos que permeiam a vida deles”, diz ela.
As atividades do Trilhas nos Rios Cultura, Arte e Sustentabilidade reiniciam, em 2016, com atividades em outra escola do município de Barcarena e duas de Belém. “A meta para o ano que vem é que continuemos com o projeto, mas, dessa vez também em Belém”, diz a coordenadora do NAC.
Texto: Alberto Dergan
Foto: Divulgação NAC