Projeto Cursinho Popular seleciona bolsistas em Marituba

Enviado por Dayane Baía em Ter, 04/07/2017 - 19:27

Tags

Alunos das graduações de licenciatura plena da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que não se inscreveram no processo seletivo de bolsistas do Projeto Cursinho Popular – NEPE Marituba tem uma nova oportunidade de participar através das vagas remanescentes.   As inscrições devem ser feitas de forma presencial do dia 4 até 6 de julho, via requerimento e preenchimento de formulário específico, acompanhado de currículo lattes e documentação comprobatória.

O projeto existe desde 2015 com o objetivo de atender alunos de escolas públicas de baixa renda que já concluíram o ensino médio, bem como contribuir para o exercício de docência antecipada aos discentes dos cursos de licenciatura da Uepa. Com foco nas escolas do município de Marituba, o projeto também pretende analisar estatisticamente a formação dos alunos de Ensino Médio dessa localidade.

Para participar do projeto, os interessados devem estar regularmente matriculados na instituição, cursando a partir do 4º semestre dos cursos de graduação em Letras (Língua Portuguesa, Literatura e Redação), Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Ciências Naturais com Habilitação em Química e Biologia. Não são elegíveis candidatos vinculados a outros projetos ou que recebam bolsas.

A seleção consiste de avaliação de aula didática ministrada sobre o conteúdo relacionado ao curso de graduação do candidato. Serão fornecidos cinco temas por disciplina que serão anunciados posteriormente. Haverá entrevista com os canditados no dia 7 de julho. Além do resultado da prova didática será utilizada para eliminação e classificação a avaliação curricular dos interessados. O resultado final dos selecionados deve sair no dia 10 de julho.

Os bolsistas ministrarão aulas, conforme vaga na disciplina que pleitearam, para alunos cursando o último ano ou que já concluíram o Ensino Médio, oriundos de escolas públicas. As aulas serão voltadas para preparar os alunos a realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. A carga horária prevista no edital é de oito horas semanais durante quatro meses, de julho a outubro de 2017.

Para acessar o edital na íntegra, clique aqui.

Texto: Dayane Baía/ Rachel Oliveira

Foto: Nailana Thiely