Projeto Engenharia Sustentável leva educação ambiental a escola pública

Enviado por Ize Sena em Sáb, 04/11/2017 - 00:40
Na última quarta-feira (1), a ida à escola Humberto de Campos, no bairro do Guamá, em Belém, foi diferente para 164 crianças das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental. Pela primeira vez, elas receberam as atividades do projeto Engenharia Sustentável: construa, transforme e faça a diferença,  promovido pela turma do segundo ano do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
O projeto surgiu a partir da disciplina Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela professora Gleicy Karen Abdon. "Esse projeto é para mostrar que a Uepa está aí para responder à sociedade. Fizemos com pouco recurso, mas o importante é que surtiu efeito porque as crianças são as maiores multiplicadoras deste tipo de ação. É importante também sair de sala de aula e ser multiplicador das ações técnicas da engenharia", afirma a docente. A proposta da professora é institucionalizar o Engenharia Sustentável e levar as ações para outras escolas e outros bairros de Belém.
 
Peça teatral sobre poluição, palestra sobre fauna e flora e ainda pintura corporal e atividades de colorir foram os métodos utilizados pelos universitários para prender a atenção do público, na faixa etária que foi de 6 a 10 anos. Criatividade na hora de montar o cenário e os personagens, aliada a reutilização de materiais não faltaram. Para dar vida ao projeto foram utilizadas peças em TNT, papelão e materiais reciclados.
 
"Pela primeira na nossa vida acadêmica lidamos com crianças. Procuramos abordar da melhor forma possível para este público que não conhece tecnicamente o assunto. Por isso,investimentos em experiências novas, cores, animais, entre outros", explicou a aluna Rebeca Arnoud, 19 anos. Ela e mais doze colegas foram os responsáveis pela interação com a classe. 
 
"Desde o primeiro contato nós fomos super bem recebidos pela escola e por isso somos muito gratos. Foi uma experiência muito enriquecedora e maravilhosa, tivemos contato com centenas de crianças e pudemos compartilhar um pouco de conhecimento a respeito do meio ambiente. Ver o sorriso e a atenção no rosto  de cada uma delas me fez perceber como é importante esse tipo de atividade, toda a ansiedade e o medo de falar na frente de tantas crianças sumiram na hora que eles entraram no espaço. Foi um dia inesquecível para mim e para todos que estavam envolvidos", destacou o aluno Anderson Ferreira .
 
 
Ao final da atividade, as crianças da escola Humberto de Campos receberam um brinde do projeto, composto por lápis e uma tag com orientações para cuidar da natureza. A receptividade foi tanta que a professora da escola,  Cassiana dos Santos, até sugeriu a realização de uma oficina de construção de brinquedos com as crianças. 
 
"Quero agradecer pelo trabalho,  disponibilidade, e parceria da instituição com a escola. Isso é  fundamental para que a gente possa trabalhar essa sensibilidade com as crianças que vivenciam um espaço desprovido dessas informações e possibilidades. Ainda se tem aquela ideia, e é preciso desconstruir, de que meio ambiente é algo à parte. É preciso a gente ver que estamos inseridos nele, e esse foi um momento bastante significativo em que os alunos aprenderam e apreenderam esse conhecimento. A gente percebe que com certeza vão levar para sua vivência em casa, para o cuidado com a vida,e para qualquer lugar", finalizou Cassiana. No início de dezembro, a equipe da Uepa voltará à escola para finalizar a segunda etapa do projeto.
 
Texto: Ize Sena
Fotos: Arquivo do projeto