Projeto leva educação no trânsito a escolas de Belém

Enviado por helaine em Dom, 10/02/2019 - 09:06

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O conhecimento possui um poder transformador. Aliado a respeito, cortesia e responsabilidade são determinantes na transformação do comportamento do homem na sociedade em que vivemos. Por isso, a educação no trânsito nas escolas tem o poder de diminuir o números de acidentes no trânsito.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), as mortes por acidentes de trânsito no Brasil estão em queda. Em seis anos, houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em 2010, foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes nesse período. Entretanto, o país segue longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, contados a partir de 2011.

Esse levantamento, divulgado em setembro de 2018 pelo Ministério da Saúde, mostrou ainda as cinco capitais que se destacaram, em termos percentuais, com as maiores reduções: Aracaju (SE), com 57,1%; Natal (RN), com 45,9%; Porto Velho (RO), com 43,5%; Salvador (BA), com 42,4% e Vitória (ES), com 42,1%. Já Belém (PA) aparece em 24º lugar, com redução de apenas 17,4% no período, na frente somente de Fortaleza (CE), Palmas (TO) e João Pessoa (PB). 

Com objetivo de construir um trânsito mais humano, seguro e ético na capital paraense, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) desenvolve o projeto de extensão Pedagogia em Movimento: Educação para o Trânsito em Belém do Pará, coordenado pela Professora Diana Lemes, docente do curso de pedagogia da Uepa: “A ideia surgiu em 2013, eu era professora de escola pública e me preocupava com o trânsito do em torno. É muito gratificante ver essa tranformação! As crianças e os pais se tornam multiplicadores e o trânsito precisa dessa multiplicação do bem”, explicou a pesquisadora.

No último dia 8 de fevereiro, o projeto realizou a primeira ação de 2019 com quatro oficinas lúdico-pedagógicas para quatro turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valter Leite Caminha, no bairro do Bengui, próximo à Avenida Centenário.

De forma criativa, a programação abordou  o papel dos pedestres, passageiros e condutores de veículos. Assim, cerca de 100 crianças puderam assistir dramatizações sobre trânsito seguro, aprender paródias com temas como o ciclismo, além de entender o significado das sinalizações verticais e horizontais. “São excelentes os resultados, não apenas na comunidade interna como na externa. As crianças sofriam muitos acidentes e depois do projeto é possível observar uma postura diferente neles e nos seus familiares. Ao sair da escola eles respeitam mais a sinalização, há uma mudança no comportamento e é maravilhoso observar esses resultados!”, contou Virgínia Teixeira, coordenadora da Escola.

O trabalho desenvolvido pela Uepa com o Detran está de comum acordo com o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro que prevê que: A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Para Elizabeth Oliveira, analista de trânsito e pedagoga do Detran, a parceria com a Uepa vai além da conscientização das comunidades:  “É uma parceria mas também um apoio, pois a academia tem essa finalidade de lançar esse olhar de pesquisa para propor mudanças e soluções que venham colaborar para um trânsito mais seguro e preventivo”, explica.

Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (GEPPEM), o projeto de extensão é contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e, até agora, já originou oito Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e possui dois em andamento. Nos póximos meses o projeto pretende visitar mais nove escolas, entre elas seis públicas e três particulares, ampliando também suas ações para oficinas de orientação para professores e familiares dos alunos. “Participar desse projeto está sendo de suma importância porque está ampliando os meus conhecimentos enquanto pesquisadora”, comentou Rejane Chaves bolsista Pibic do projeto. “Essas ações de extensão fazem o diferencial na formação dos nossos alunos, a gente perceber isso no perfil dos egressos da Uepa porque eles tem agora em sua formação a total plenitude do que é o ensino, a pesquisa e a extensão. É a teoria alimentando a prática, é a prática alimentando a teoria, assim eles já agem diferentemente profissionalmente dos alunos que não passam por essa experiência”, explicou a coordenadora do curso de pedagogia da Uepa, professora Ceila Moraes.

Reconhecimento

O projeto de extensão Pedagogia em Movimento: Educação para o Trânsito em Belém do Pará recebeu em 2014 do Ministério da Educação o Prêmio Professores do Brasil e a honra ao mérito pela paz no trânsito pela Secretaria do Estado da Saúde (Sespa) do Governo do Estado do Pará.

Como uma das ações de ampliação do projeto, está previsto para 2019 o lançamento de uma coleção paradidática de livros infantis pela editora Brasil Cultural, composta por três volumes contendo personagens folclóricos da região amazônica contextualizados na temática do trânsito. A coletânea intitulada Educação para o trânsito contará com histórias e atividades complementares direcionadas para colaborar com o aprendizado dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º ano).

 

Texto: Helaine Cavalcante

Fotos: Marcello Sarmento